
Mais de 2,3 mil ovos de quelônios são apreendidos em reserva. Fotos: Divulgação
Uma fiscalização apreendeu 2.329 ovos de quelônios da Amazônia dentro do Parque Nacional do Jaú, entre os municípios de Barcelos e Novo Airão, no Amazonas, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A carga era transportada por seis homens – que não tiveram identidade divulgada – que foram presos suspeitos de tráfico de animais silvestres, associação criminosa, entre outros crimes.
Em nota, a Polícia Federal informou que o grupo estava dividido em duas canoas e foi localizado dentro do Parque Nacional do Jaú. Dentro das embarcações, os fiscais ICMBio encontraram – além dos ovos – 348 quelônios vivos e carne de anta, ambas espécies ameaçadas de extinção.
Os animais vivos foram devolvidos ao seu habitat natural. Ainda segundo a Polícia Federal, diante da inviabilidade de reintrodução na natureza, foi aplicada a legislação ambiental que determina a destruição dos demais animais encontrados.
Os barcos de madeira e os motores utilizados pelo grupo foram apreendidos administrativamente. Os seis suspeitos foram conduzidos para a sede da Polícia Federal em Manaus nesta terça (24), onde foram autuados em flagrante por crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada e associação criminosa.
