EXCLUSIVO Novo hotel Cassina, imagens de como ficará e explicações de arquiteto e engenheiro da obra. Veja vídeo

EXCLUSIVO Novo hotel Cassina

EXCLUSIVO Novo hotel Cassina preserva os quatro pisos que ficaram em ruínas, com a arquitetura original, e ganhará mais dois, modernos, acima da estrutura atual. Fotos: Maquete/ Implurb/ Projeto Laurent Troost

O hotel Cassina, cuja recuperação iniciou na quarta-feira (18/09), pelo prefeito Arthur Virgílio, estará pronto até 7 de setembro 2020. A garantia é do responsável pela obra, engenheiro Hidebrahir Freitas, da goiana Construtora Biapó. A empresa traz a experiência de ter recuperado o mercado Adolpho Lisboa, outra joia arquitetônica de Manaus.

“Será diferente, uma verdadeira aula a céu aberto para restauradores”, garante o arquiteto Laurent Troost. Ele é diretor de Planejamento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Ordem Social (Implurb) e arquiteto do novo Cassina.

“Trabalhamos em estreita cooperação com o Iphan (Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional), desde 2013. Foi muita persistência do prefeito, até iniciar essa obra. É um símbolo da cidade”, disse o presidente do Implurb, engenheiro Cláudio Guenka.

O Cassina só pode ser entendido se inserido no contexto histórico e na arquitetura de toda uma época, a Belle Époque. Trata-se do Período Áureo da Borracha, o fausto da história amazonense. “Existe como Teatro Amazonas, Palácio da Justiça, Palácio Rio Negro, Paço Municipal…”, lembra Zezinho Cardoso, vice-presidente da Manauscult.

 

Manaus Cidades Históricas

A restauração foi inserida no Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. Hoje, o projeto se chama Manaus Cidades Históricas e tem verba apenas da Prefeitura de Manaus. “O desafio é grande, para manter a estrutura ainda existente. Ela será escorada numa estrutura de concreto, na qual as vigas de aço também se escorarão”, diz Hidebrahir.

O novo Cassina surgirá como peça importante da revitalização do Centro de Manaus. O projeto inteiro é a menina dos olhos do prefeito. Faz parte dele o Paço a Passo, que arrastou diariamente mais de 60 mil pessoas este ano. O aniversário de Manaus, dia 24/10, terá a inauguração do Pavilhão Universal, na Praça Tenreiro Aranha. Receberá também o Museu Óscar Ramos, na primeira casa da cidade, na rua Bernardo. Verá ressurgir a Biblioteca Pública Municipal, na rua Ferreira Pena. “São pontos referenciais para o Centro”, ressalta Guenka.

 

Imagens inéditas

O Portal do Marcos revela, em primeira mão, as maquetes gráficas com visão da futura parte externa do prédio (acima) e dois ambientes. Mostra, no térreo, a recepção, puxando para o verde do jardim idealizado por Laurent. E um belíssimo restaurante, localizado no andar superior, com vista para o rio Negro.

 

EXCLUSIVO Novo hotel Cassina

A nova recepção do prédio, que se tornará uma incubadora de startup e ícone do projetado Porto Digital de Manaus, vai ter muito verde

EXCLUSIVO Novo hotel Cassina

O restaurante, no andar superior, criará privilegiada visão do rio Negro

O prédio do Réveillon manauara do Século XX, que foi do apogeu no fausto a um cabaré e às ruínas atuais, está renascendo.

Cláudio Guenka, Laurent Troost, Hidebrahir Freitas e Zezinho Cardoso conversaram com o portal em meio às ruínas já em obras. Acompanhe o vídeo abaixo, veja as imagens inéditas e saiba o mais importante sobre o icônico hotel Cassina:

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2019/09/21043045/Hotel_Cassina.mp4[/KGVID]

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Miguel Biango disse:

    Bela sua reportagem sobre a recuperação deste patrimônio a muito esquecido. Estamos na torcida para que mais esse Paço seja dado na direção de uma Manaus mais humana e mais justa com a sua história. Parabéns Laurent, Claudinho, Zezinho e Prefeito pela bela iniciativa.

  2. mimico netto disse:

    Ótima iniciativa, pelo menos na inauguração seja cópia fiel, das noitadas dos barões da borracha, inclusive, com queima de dólares e as polacas em trajes da época. Que a onda de restauro atual, se estenda à Santa Casa que pede misericórdia, bem como, da desativada Penitenciária Central do Estado, antes que vire escombros.

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.