Seap cria central de atendimento para famílias de detentos do sistema prisional

Atendimento

Foto: Divulgação/Seap

A partir desta quarta-feira (21), os atendimentos sociais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) às famílias dos internos do sistema prisional serão realizados, exclusivamente, no Departamento de Integração Social e Capacitação (Deresc), no prédio anexo da secretaria, na rua Gabriel Salgado, s/nº, Centro de Manaus.

Com a mudança, os cadastros de novos visitantes deixarão de ser feitos nas unidades prisionais. Nesta semana, excepcionalmente, o atendimento do Deresc acontecerá de quarta a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h. A partir da próxima semana, os dias de funcionamento serão de terça a quinta-feira.

Os atendimentos na central do Deresc devem ser previamente agendados por meio do site www.visitalegal.am.gov.br ou do aplicativo “Visita Legal”. Neste caso, o usuário deve baixar o app na loja virtual da Play Store e se credenciar. “A mudança permitirá que as famílias tenham mais conforto no momento de solicitar os serviços sociais, evitando deslocamentos até o ramal”, afirma o titular da Seap, tenente-coronel Vinícius Almeida.

Na central de atendimento do Deresc, familiares e amigos de pessoas privadas de liberdade poderão solicitar várias ações. Entre elas, estão: agendamento de visitas sociais, inscrição de apenados do regime semiaberto em cursos profissionalizantes, emissão de documentações diversas (RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento e reconhecimento de paternidade) e outros.

Novos cadastros

Para o cadastro de novos visitantes, o familiar deverá, obrigatoriamente, comprovar o grau de parentesco (pai, mãe, filhos, avós, netos e irmãos), mediante a apresentação dos seguintes itens: documento de identificação com foto ou certidão de nascimento (no caso de crianças), CPF, comprovante de residência, comprovar o grau de parentesco ou relação com o preso, portando duas fotos 3×4 (para maiores de seis anos) e certidão de antecedentes criminais emitida pelas Justiças Federal e Estadual.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *