30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sistema de comunicação que une vizinhos pode ser ampliado para todo o Amazonas

Publicado em 12 de agosto, 2019

Vizinhos

Foto: Reprodução/Google

Criada em 2015 para levar mais segurança aos moradores do conjunto Jardim Versalles, na zona Centro-Oeste de Manaus, o programa Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) pode, em breve, ser ampliado para toda a capital e municípios do interior do Amazonas.

A RVP funciona como um sistema de comunicação que une todos os vizinhos de uma determinada localidade, que vigiam as casas e ruas do bairro e tem comunicação direta com a Polícia Militar (PM). O sistema ajudou a diminuir em mais de 80% os casos de roubos e assaltos nos conjuntos Jardim Versalles, Belvedere e Flamanal, em cinco anos.

O projeto foi tema de uma Audiência Pública nesta segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A reunião foi organizada pela comissão de Assuntos Municipais da Aleam, presidida pelo deputado Fausto Jr (PV), e teve apoio da deputada Therezinha Ruiz (PSDB).

Projeto

A Assembleia Legislativa apresentará um Projeto de Lei (PL) para regulamentação da Rede de Vizinhos Protegidos. O objetivo é incluir o sistema no plano de ações da Polícia Militar do Amazonas, com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM). Dessa forma, o RVP terá condições de ser ampliado para toda a capital e municípios do interior, auxiliando no combate ao crime.

“É um programa de sucesso que precisa de apoio para atingir mais bairros e ajudar mais pessoas”, afirmou Fausto.

Prevenção

A deputada Therezinha Ruiz destaca que a RVP atua de modo preventivo no combate aos crimes, mas também agiliza a prisão de criminosos. “Quando veem algum suspeito ou crime acontecendo, os vizinhos avisam a polícia, que chega mais rápido ao local do crime”, ressaltou.

Segundo o major da Polícia Militar Délio Corrêa, que comanda a 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a criação da RVP foi fundamental para reduzir a criminalidade no conjunto Jardim Versalles. “Os moradores sofriam com a onda de assaltos e roubos. Os vizinhos mal se conheciam e ninguém se falava. Com a criação do sistema, os vizinhos começaram a ajudar uns aos outros e vigiar as casas e ruas. Os crimes caíram mais de 80% em cinco anos”, comparou o militar. 

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.