Trem de pouso trava e avião tem emergência em Manaus. Aeronave é MAP

Trem de pouso trava e avião tem emergência em Carauari. Aeronave é MAP

Trem de pouso trava e avião tem emergência em Carauari. Aeronave é MAP. Fotos: Divulgação

Uma aeronave da MAP Linhas Aéreas, de prefixo PR-MPN, fez um pouso de emergência em Carauari (distante a 788 quilômetros de Manaus), levando equipe do Governo do Amazonas, entre eles funcionários do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Avião faz pouso

Segundo informações dos tripulantes, teria ocorrido uma falha no trem de pouso do avião. Carros de bombeiros e de emergência foram acionados para dar suporte durante o pouso.

Conforme sumário Estatístico do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que investigou 1.187 acidentes e 513 incidentes aéreos no Brasil ocorridos em uma década (de 2008 a 2017), entre os incidentes, falha com trem de pouso corresponde a 17,3% dos casos no período.

Problema no ar-condicionado ontem

Um aparente princípio incêndio no ar-condicionado do avião modelo ATR, prefixo PP-MPY, da Map Linhas Aéreas, obrigou retorno da aeronave a Manaus, ontem. Ela estava em pleno voo para Parintins.

O problema aconteceu num voo extra, que saiu às 14h30 da capital, rumo à sede do município.

Os passageiros foram retirados rapidamente do avião, após o pouso em Manaus. Um deles fotografou a fumaça saindo da porta da aeronave, de dentro do ônibus de transferência interna do aeroporto Eduardo Gomes.

No ar, no momento em que começou o fumaceiro, os passageiros passaram momentos de sufoco. Outro passageiro fotografou o interior do avião.

Esclarecimentos

A MAP Linhas Aéreas informa que solucionou, de maneira ágil, a falha no sistema de refrigeração da  aeronave com destino a Parintins e que os passageiros seguiram viagem normalmente.

A companhia reforça que segue os mais rígidos padrões de segurança, por isso mesmo qualquer intercorrência, apesar da não gravidade, leva à revisão imediata dos procedimentos.

Demanda aumenta

Os voos para a Ilha Tupinambarana aumentam, esta época, por conta dos preparativos para o Festival Folclórico. Em todos os fins de semana, até a Festa dos Bumbás propriamente dita, eles serão constantes. A procura tem obrigado diversas companhias, como a MAP, a fazerem voos extras para a cidade.

A MAP Linhas Aéreas tem muitos voos programados para Parintins, até o fim do mês e nos primeiros dias de julho.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *