10/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador destaca medidas de valorização de policiais em aniversário da PM

Publicado em 30 de abril, 2019

O governador Wilson Lima disse que será compromisso de sua gestão a valorização dos policiais. Fotos: Bruno Zanardo/Secom.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou, na noite desta segunda-feira (29/04), da solenidade de aniversário de 182 anos da Polícia Militar, realizada no Comando Geral da PM, zona sul de Manaus. Durante a cerimônia, ele reafirmou o compromisso de promover a valorização dos policiais, por meio de medidas como a aquisição de novos equipamentos para a atuação das forças de segurança no combate à criminalidade.

“Estamos trabalhando para renovar os equipamentos de segurança, como os coletes. Já determinei ao secretário de segurança pública e nós estamos em via de finalização do processo licitatório para que a gente possa trocar o nosso armamento. Vamos trocar de (calibre) ponto 40 para nove milímetros. E estamos estudando outras estratégias para que, cada vez mais, o servidor público seja valorizado e para que a gente possa entregar sempre o melhor serviço para a sociedade, que muito espera”, enfatizou Wilson Lima.

Também participaram do evento a primeira-dama do Estado, Taiana Lima, o vice-governador e secretário chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, e o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Ayrton Norte.

Valorização

Na última quinta-feira (25/04), o governador assinou a promoção de 2.260 policiais militares do Amazonas, sendo 2.199 praças e 61 oficiais. Foi a primeira vez que o Governo do Estado cumpriu, em dia, as promoções que são direitos dos policiais resguardados na Lei 1.116/1974, que rege a promoção dos oficiais, e na Lei 4.044/2014, referente aos praças.

Na manhã desta segunda-feira (29/04), Wilson Lima assinou a promoção na carreira de 81 bombeiros e retificou processos de promoção de outros 97 servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

O governador Wilson Lima recebeu a medalha Tiradentes em reconhecimento aos serviços prestados à PM e à sociedade.

O vice-governador Carlos Almeida também recebeu a Medalha Tiradentes.

 

Homenagem

A comemoração pelos 182 anos da Polícia Militar do Amazonas contou, ainda, com uma homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. Além do governador e do vice-governador, secretários de Estado e autoridades civis e militares receberam a Medalha Tiradentes, em reconhecimento aos serviços prestados à instituição e à sociedade.

“Me sinto muito honrado com a deferência que é feita a mim nesta noite, por uma polícia honrada, formada por pessoas que são comprometidas com o bem-estar do cidadão. Parabenizo também a todos os homenageados desta noite, pessoas que entendem a importância do trabalho que é feito por esses servidores e do quanto eles são fundamentais para a sociedade e para que a gente possa ter tranquilidade”, afirmou o governador.

Formatura

A solenidade também foi marcada pelo encerramento do Curso de Formação de 26 soldados, que passaram a integrar os quadros da instituição, com todo o aparato técnico e de treinamento. “Um mês de festividades, 182 anos de uma polícia que tem tradição, que tem cultura, que tem defendido a população amazonense. Homenagem, hoje, ao nosso patrono Tiradentes e a entrega de 26 novos soldados que irão estar nas ruas a partir de agora, combatendo o crime com firmeza, como determinou o governador do Estado”, disse o comandante geral da PM, coronel Ayrton Norte.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.