Evento discute problemáticas dos povos indígenas na Amazônia

Representantes de diversas etnias indígenas do Amazonas se reuniram, durante a manhã desta quinta-feira (18), com autoridades do Governo Federal e Estadual para discutir e encontrar soluções para problemáticas encontradas pelas populações indígenas.

O debate aconteceu durante o 1º Encontro Estadual dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais do Amazonas, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na zona Sul de Manaus.

Assuntos como segurança, saúde, educação e delimitação de fronteiras foram debatidos durante o seminário, que foi organizado pela Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam).

O comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Nardi, que foi um dos palestrantes, destacou a importância do seminário. Pare ele, apesar de o Exército estar muito presente nas fronteiras das comunidades indígenas, esse tipo de ação aproxima os órgãos e facilita a troca de informações contribuindo, inclusive, de forma estratégica para ações do Comando.

“É importante esse tipo de ação. O Exército serve de ponte de ligação com órgão responsável, somos um órgão federal. Apesar de não ser nossa responsabilidade direta, podemos ser o porta voz, encaminhar a solicitação de uma comunidade mais isolada para que ela chegue às autoridades de direito”, destacou o general Nardi.

Já para o coordenador do evento, Zenilton Mura, o objetivo do seminário é buscar uma parceria de políticas para os povos indígenas através do diálogo. “É isso que nós queremos, por isso a importância de juntar aqui representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal”, disse Mura.

Força

Somente no Amazonas, são 66 povos indígenas, aproximadamente 210 mil indígenas em todo o Estado. Segundo Mura, representantes de etnias do Madeira, Purus, baixo Amazonas, Solimões e de Manaus estiveram presentes no seminário.

Exposições, palestras, feiras de artesanato e linhas de fomentos foram assuntos tratados durante os três dias de evento, que começou na última terça-feira (16).

 

Reportagem: David Batista

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *