Policial carateca do Amazonas tenta vaga para Olimpíadas 2020

O primeiro tenente da Polícia Militar Marcos Barroso foi vice-campeão brasileiro de Karatê,

O primeiro tenente da Polícia Militar Marcos Barroso (primeiro à esquerda) foi vice-campeão brasileiro de Karatê, em Brasília. Foto: SSP-AM/Divulgação

Faixa preta em karatê, o primeiro tenente da Polícia Militar Marcos Barroso começa em maio a busca pela classificação para as Olimpíadas 2020, que ocorrerão em Tóquio. Subcomandante da 7ª Companhia Interativa Comunitária da PM, responsável pelo patrulhamento no bairro São Lázaro, na zona sul de Manaus, o policial atleta é da Seleção Brasileira e deve participar, este ano, de pelo menos três competições classificatórias para os jogos olímpicos.

“Entrei este ano na seleção brasileira devido aos resultados do ano passado. Estamos treinando e focados para conquistar a vaga para disputar as Olimpíadas, em Tóquio, e, para isso, estou me dedicando para estar no pódio das competições”, disse. Este ano, Barroso foi vice-campeão brasileiro, em Brasília, campeão amazonense e campeão do Open Nacional de Venda Nova Imigrantes (ES).

Ele compete na categoria kumite masculino sênior abaixo de 75 quilos. Em 2018, estava em 5º lugar no ranking nacional da modalidade. Este ano, o militar carateca participará de pelo menos três competições internacionais qualificatórias para as Olimpíadas. A primeira da agenda ocorrerá em Istambul, na Turquia, de 17 a 19 de maio. A viagem será feita com apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Depois, Barroso deve ir a Montreal, no Canadá, de 21 a 23 de junho; e Santiago, no Chile, de 20 a 22 de setembro. “São competições importantes nas quais os pontos serão somados para o ranking mundial e qualificam para os jogos olímpicos”, explicou.

Benefícios

O tenente Marcos Barroso ressaltou a importância do esporte para a atuação na Polícia Militar e disse ser uma honra levar a bandeira do Amazonas para as competições.

“O caratê contribuiu na minha vida como policial militar porque me faz ser uma pessoa mais centrada, disciplinada, que preza pelo companheirismo, e que pensa rápido antes de adotar qualquer medida, sem contar a agilidade, o condicionamento físico e a pronta resposta”, salientou o tenente.

Barroso também é treinador da seleção amazonense da modalidade e recebe apoio da corporação para participar das competições.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *