
Bolsonaro discute viagem a Manaus nos intervalos e durante voos de ida e volta da visita a Israel. Para isso o presidente está levando o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, na comitiva
O presidente Jair Bolsonaro quer dar recado bem claro de prestígio à Zona Franca de Manaus (ZFM). A intenção é mostrar aos empresários que os sustos de outros tempos terminaram. Num deles, a redução brusca do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o modelo quase perde o Polo de Concentrados. O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, integrará a comitiva presidencial em Israel, justo para acertar a visita a Manaus.
“É uma honra, demonstração clara de apreço do presidente pelo Amazonas. E, ao mesmo tempo, um resgate do prestígio da Suframa”, analisa Menezes.
A viagem a Israel acontece entre os dias 30/03 e 02/04. Sexta (22/03), o superintendente recebeu o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, na Suframa. “Temos indústrias israelenses em Manaus e se trata de Estado avançado tecnologicamente. Acertamos temas que a gente pode tratar na viagem”, disse.
O presidente descartou participar da reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Pediu para, apenas, visitar fábricas expressivas da ZFM. O superintendente da Suframa indicou e está tudo certo para que ele vá à Samsung e à Moto Honda. “Ele vai almoçar no refeitório dos operários da Moto Honda”, disse Menezes.
Bolsonaro chega pela manhã, visita as fábricas, almoça e retorna a Brasília. “Será um enorme esforço, inclusive físico, de um homem que ainda se recupera da facada da campanha e das cirurgias posteriores. A gente tem que entender e aproveitar ao máximo a vinda dele”, disse Alfredo Menezes.
A assessoria de Bolsonaro acredita que a visita a Manaus servirá para outro recado: o passado está esquecido e não haverá revanchismo, mas os políticos agora precisam ajudar mais e puxar para trás menos.
É que, nos últimos anos, grupos políticos se revezaram no comando da Suframa. Quem nomeava superintendente ou adjunto afastava os demais. Agora, com um técnico na superintendência, a ideia é juntar todos os interesses em torno da recuperação do modelo. “Não adianta querer dominar um órgão esvaziado. Os políticos mais experientes e os novos que têm espírito público já entenderam isso. Agora é hora de todos trabalharem para evitar aquelas caravanas rumo a Brasília. Elas enchiam o noticiário, mas pouco faziam pelo modelo”, disse uma fonte do Ministério da Economia.
O superintendente desconversa. “Temos um excelente relacionamento. Trabalho com ideias que foram, várias delas, recolhidas da bancada federal. Estivemos juntos, na Câmara Federal, dia 15 de março, comemorando os 52 anos da Zona Franca. Logo em seguida, também na Câmara, fizemos uma demorada reunião. As coisas estão muito claras entre nós. Todos sabemos exatamente o que é preciso fazer pelo modelo e pela economia amazonense como um todo”, disse.
A expectativa é que Jair Bolsonaro traga novidades. Nesta segunda-feira (25/03), em Brasília, haverá importante reunião com o ministro Paulo Guedes. Toda a bancada federal do Amazonas e o superintendente da Suframa participarão.
A pauta tem três itens destacados. Processo Produtivo Básico (PPB) é o principal porque 108 deles dormitam na burocracia. Em seguida vêm contingenciamento de recursos da Suframa e segurança jurídica para o modelo.
A ideia é obter garantias de que os técnicos do Planalto não farão decretos sem consultar a Suframa e a bancada amazonense. Será pedida também a revogação completa do decreto que mexeu na alíquota do IPI.
Todos esperam que Paulo Guedes receba os pleitos e os técnicos do Ministério da Economia deixem tudo pronto para Bolsonaro atendê-los. As novidades, esperadas há quase três décadas, seriam anunciadas durante a visita a Manaus.

Convite presidencial para superintendente da Suframa integrar comitiva a Israel foi feito no dia 19/03