Com nova condenação, sobe para 35 anos pena de pedófilo que aliciava crianças perto de escolas da zona Sul

Segundo informações do juiz Luís Cláudio Chaves, que está respondendo pela 2ª Vara Especializada em Crimes contra Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes e proferiu a sentença, o homem atuava sempre da mesma forma para atrair a atenção das vítimas. Foto: Arquivo TJAM

Um homem que já cumpria pena por estupro de vulnerável (art. 217-A do Código Penal) foi novamente condenado a 9 anos e seis meses de reclusão nesta semana. Esta é a quinta condenação dele e considerando as sentenças que vêm sendo proferidas desde 2013 pelos juízes da 1ª e 2ª Varas Especializadas em Crimes contra Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes do Tribunal de Justiça do Amazonas, onde tramitaram os processos, as penas já somam 35 anos, 2 meses e 16 dias.

As vítimas tinham idades entre 10 a 13 anos e eram sempre abordadas nas proximidades de escolas. Os fatos relacionados à condenação desta semana aconteceram em 2011, nas proximidades de escolas (públicas e particulares) da zona Sul de Manaus.

Segundo informações do juiz Luís Cláudio Chaves, que está respondendo pela 2ª Vara Especializada em Crimes contra Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes e proferiu a sentença, o homem atuava sempre da mesma forma para atrair a atenção das vítimas.

Dissimulado

“O réu abordava a vítima na rua, dizendo que era seu primo e que há tempos não via seus pais. Ele agia dissimuladamente, fingindo ligar para os pais da vítima, a fim de que esta acreditasse firmemente que, de fato, tratava-se de um parente ou conhecido da família. Com sua conduta artificiosa extraía as informações da vítima, aproveitando-se de sua inexperiência e vulnerabilidade”, explica o magistrado.

Após ganhar a confiança da criança, o homem oferecia carona ou presente, aproximando-a do seu veículo, momento em que dominava a vítima. Já dentro do carro, a criança era levada até o bairro Distrito Industrial II e, em um sítio abandonado, ocorriam os atos libidinosos e o estupro.

Condenação

“O réu já foi condenado em outros processos, pela prática de crimes de estupro de vulnerável, com o mesmo ‘modus operandi’ contra a vítima. Infelizmente isso é uma característica desse tipo de criminoso sexual, a prática reiterada de abuso. Usam técnicas e conseguem iludir, ludibriar, enganar as crianças até que se demonstram algozes e violentos e é tarde demais quando a criança percebe”, explicou o magistrado.

O pedófilo atuava nos arredores de escolas públicas e particulares da zona Sul. Em período de volta às aulas, o juiz Luís Cláudio Chaves alerta para que pais e responsáveis sempre reforcem as orientações aos filhos e que a atenção na porta das escolas seja redobrada.

Pais

“A orientação que eu dou aos pais é que fiquem atentos e acompanhem de perto os filhos. Esse acompanhamento é fundamental. Acho que é triste uma situação dessa, mas a Justiça fez sua parte, examinou as provas nos autos concedeu o direito de defesa do acusado, se instaurou o devido processo legal e demos a sentença penal condenatória, que é a resposta para essa conduta ilícita”, disse o magistrado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *