Belão desiste e Josué aclamado presidente da Assembleia Legislativa. Veja nota justificando

Belão desiste e Josué aclamado

Belão desiste e Josué aclamado presidente da Assembleia Legislativa. Decano da Casa, Belarmino (foto) presidirá a eleição

O deputado Belarmino Lins desistiu de concorrer à presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A decisão foi tomada em reunião com o presidente do PP-AM, empresário Francisco Garcia. Belão contava, naquele momento, com apenas seis dos 24 deputados, incluindo ele. “Buscamos pacificar o parlamento”, justifica o deputado, em Nota Pública. O adversário dele, Josué Neto, deve ser aclamado presidente, na eleição que ocorrerá dia 1º de fevereiro.

Belão foi três vezes presidente da Assembleia. Josué Neto outras duas. Caberá ao próprio Belarmino, como decano da Casa, presidir o pleito para presidente.

Josué vinha exibindo, há semanas, fotografias e vídeos que indicavam até 17 votos na corrida eleitoral da Aleam. A folga deixava evidente a vitória do candidato.

Os deputados Dermilson Chagas (PP) e Serafim Corrêa (PSB), inicialmente lançados, também desistiram de concorrer. Dermilson, Dr. Gomes (PRP), Abdala Fraxe (Podemos), Adjuto Afonso (PDT) e Álvaro Campelo (PP) estavam na reunião com Belão. O irmão dele, deputado federal reeleito Átila Lins (PP), também compareceu.

Veja, abaixo, a íntegra da Nota Pública de Belão sobre a desistência:

AO POVO AMAZONENSE

Ao longo da minha trajetória política, sinto-me verdadeiramente realizado por todas as conquistas alcançadas. Encontro-me na oitava legislatura consecutiva, e fui o segundo parlamentar a exercer consecutivamente a Presidência da Mesa por três biênios, refletindo a confiança dos colegas, e a responsabilidade em administrar a Casa do Povo para o povo.

O lançamento da minha candidatura à Presidência neste novo biênio para o 4º mandato deveu-se à manifestação voluntária e aos anseios de parte da base veterana da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A necessidade de uma mão firme para guiar a transição entre Governos orientou parte dos colegas a estimularem essa postulação, principalmente por enxergarem na minha história um exemplo de coragem, lealdade, transparência e competência no comando de um Legislativo muitas vezes distante das realidades do nosso Estado, e dos seus próprios servidores.

Nunca me furtei à responsabilidade de lidar com temas polêmicos, nunca fui escorregadio ou temi represálias. Sempre soube me posicionar, imprimindo seriedade a todos os meus mandatos. Essa trajetória me honra, e esse orgulho levo adiante na execução e no desenvolvimento das minhas atividades parlamentares.  O povo sempre foi o meu principal horizonte, e as melhorias que eu pude imprimir nesse percurso tornaram-me o mais longevo Parlamentar em exercício de toda a história do Parlamento do Estado do Amazonas.

A minha história é composta por honrosas realizações, iniciadas com mudanças estruturantes depois de 50 anos de abandono do Legislativo. Construímos o novo complexo do Parlamento do Amazonas para o digno e correto exercício da atividade legislativa, que anteriormente encontrava-se desenvolvida em instalações não condizentes com a relevância e pungência econômica e social do nosso Estado.

Ademais, promovemos relevantes reformas e investimentos na área de recursos humanos, por meio da criação da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, valorizando e capacitando o nosso servidor para prestar o seu melhor desempenho na proteção aos interesses da coletividade.

Tratando nos nossos servidores, instituímos o Plano de Carreiras, Cargos e Salários nunca anteriormente vislumbrado e existente, e organizamos a Instituição para a realização do concurso público para cargos efetivos depois de quase três décadas, equipando o Legislativo com mão-de-obra qualificada em estrita observância aos princípios que regem a Administração Pública.

Construímos, ainda, o Centro Técnico denominado Jornalista Humberto Calderaro , oferecendo condições dignas aos servidores aposentados e da melhor idade.

Os melhoramentos estruturais não ficaram adstritos à sede da ALE-AM, criamos o estacionamento configurado para comportar 700 vagas, de modo a darem todo o suporte ao prédio-base: Edifício José de Jesus Lins de Albuquerque – a sede do Poder Legislativo do Estado do Amazonas, cujo auditório conta com capacidade de 360 lugares.

Destacamos ainda, no panorama social, a autoria da Medalha do Mérito Legislativo, que anualmente agracia personalidades de destaque no Estado e também nacionalmente.

Essa minha contribuição foi buscada novamente pelos colegas parlamentares, o que muito me enobrece pela consideração. Todavia, por primar pelo respeito à democracia e à vontade de todos os demais componentes, novos e antigos, deste Parlamento, DECIDI que, por ora, a minha contribuição poderá ocorrer de outra forma, conectando-me diretamente com os anseios do povo que me elegeu para mais este mandato. E é neste trato direto, ouvindo as reclamações, entendendo as necessidades e defendendo os meus eleitores que meu mandato cumpre a sua verdadeira função, livre de qualquer vaidade, orgulho ou pretensão.

Assim, venho por meio desta nota agradecer a confiança e o apoio dos colegas Dermilson Chagas, Álvaro Campelo, Abdalla Fraxe, Adjuto Afonso e Dr. Gomes, que nobremente consideraram nosso nome para guiar os passos desta Casa Legislativa, e informar que retiro a minha candidatura para que a vontade dos demais colegas seja respeitada.

Assim, diante do exposto, aproveito a oportunidade para me dedicar com mais afinco ao meu mandato, desejando toda a sorte aos novos titulares destas funções no primeiro biênio de 2019/2020, e lembrando que estaremos sempre atentos à novel administração para que ela jamais se distancie das aspirações da coletividade e do povo amazonense, único titular deste Mandato a nós todos conferido. Com esta decisão, buscamos pacificar o Parlamento do Amazonas para que atue dentro dos preceitos da união e da ultimada preservação do interesse público do nosso Estado.

Belão desiste e Josué aclamado

Estes são os deputados que gravaram vídeo em apoio a Josué Neto, 16 ao todo, incluindo o candidato: (Esquerda para direita, alto para baixo): Dra. Mayara, Felipe Souza, delegado Péricles, professora Terezinha Ruiz (1ª fila); Carlinhos Bessa, Fausto Júnior, Saullo Vianna, Roberto Cidade (2ª fila); Wilker Barreto, Joana Darc, João Luiz, Augusto Ferraz (3ª fila); Alessandra Campelo, Cabo Maciel, Ricardo Nicolau, Josué Neto (fila de baixo).

Ass: Deputado Belarmino Lins – PP

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Andrade disse:

    sobre a presidência da Assembléia: o decano já nem deveria mais estar como deputado, suas ações deixam muito a desejar, quanto ao aclamado que honre a escolha e faça o diferente.