Grupo condutor avalia melhorias e garantia dos direitos das pessoas com deficiência

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus instalou oficialmente, na tarde desta quinta-feira (13), o grupo condutor municipal que vai discutir a Política Municipal da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência. O grupo, com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ficará responsável por levantar propostas para mudanças e ouvir as demandas dos diversos setores a fim de incluí-las no próximo Plano Municipal de Saúde.

O gerente da Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência da Semsa, enfermeiro Clodoaldo Almeida, lembrou que o Plano Municipal da Pessoa com Deficiência está prestes a completar uma década e que será revisado com base nos olhares e pela intersetorialidade do grupo condutor. “A previsão é de que, no primeiro quadrimestre de 2019, sejam apresentados os trabalhos para o próximo Plano Municipal de Saúde. Teremos até o segundo quadrimestre para fazer todas as alterações”, informou.

Fazem parte do grupo condutor, além de técnicos da Semsa, representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e instituições parceiras, todas voltadas para a garantia de melhorias para as pessoas com deficiências.

O secretário executivo da Seped, Ronaldo, Bacry, elogiou a iniciativa da Semsa de promover a revisão do Plano. “Com essa estruturação, essa atenção voltada à rede, especificamente no que se refere à reabilitação das pessoas com deficiência, é fundamental que a gestão municipal se posicione como está fazendo. A saúde assume sua responsabilidade e a rede de cuidado ganha o protagonismo necessário”, destacou Bacry.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *