Manaus sedia Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

Foto: Divulgação

A capital do Amazonas recebe, entre os dias 22 e 24 de novembro, o 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e outros parceiros, visa a valorizar e fortalecer o potencial dessas cidades. Neste ano, o tema principal do evento será o Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Natural.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, vai debater essa temática com governadores dos Estados da Região Norte, ministros, presidentes de entidades municipais, parlamentares e especialistas ligados ao Turismo e ao Patrimônio Mundial. Nesse contexto, a programação do evento prevê a realização de painéis que versam a importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão para o desenvolvimento dos destinos turísticos sustentáveis além dos destinos turísticos inteligentes e o Patrimônio Natural e Cultural – Convergência e Sinergia para Transformar Destinos.

O Financiamento e Captação de Investimentos para o Patrimônio Natural e Cultural, bem como os desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável e as Parcerias Público Privadas (PPPs) para gestão de reservas e parques naturais são outros pontos abordados no evento. Além disso, serão realizadas reuniões do Grupo de Trabalho Ampliado do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) da Confederação e um encontro para tratar do Planejamento, Gestão e Ações. No último dia do encontro, participantes e a equipe da CNM fazem uma visita técnica aos principais pontos turísticos de Manaus.

Carta de Manaus

Quem for ao evento pode apresentar sugestões que estarão na Carta de Manaus. O documento com essas reivindicações será entregue às autoridades do governo federal. São parceiros do evento a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AMAZONASTUR), o Governo Federal, o Governo do Estado do Amazonas, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), além dos Ministérios do Turismo, Meio Ambiente e Cultura.

A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora do encontro. Fazem parte do apoio institucional a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), a Associação dos Municípios de Roraima (AMR), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *