Unidades prisionais do AM terão ações alusivas ao Novembro Azul

Foto: Divulgação

A Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em seis unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoverá exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), preventivos no Novembro Azul, para combater o câncer de próstata na população carcerária, além de ações de conscientização sobre a doença com atividades psicossocial, social e palestras jurídicas com o tema: “O direito à saúde”.

Os exames PSA serão realizados pelos médicos e enfermeiros da Umanizzare em homens acima de 45 anos. Os resultados devem ser entregues até a primeira quinzena de dezembro. As atividades dentro dos presídios incluem educação em saúde, discussão sobre estigmas relacionados aos exames de detecção do câncer de próstata e distribuição de material educativo e do laço azul símbolo da campanha.

De acordo com a gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline, serão realizados aproximadamente 200 exames de PSA  entre os custodiados do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj/ Fechado), Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), Unidade Prisional do Puraquequara e na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI).

Kit higiene

Além de conscientização sobre a importância da prevenção deste câncer, haverá também a entrega de kits de higiene pessoal (sabonete, toalha, prestador de barba, creme e escova dental), distribuição de informativos e sorteio de brindes para os participantes.  O objetivo é mostrar aos reeducandos a necessidade de cuidados na saúde física e mental. “Queremos trabalhar as emoções, a autoestima dos internos, com olhar especial para os senhores com mais de 45 anos”, diz a psicóloga do CDPM, Flávia Bueno.

CDPM II

O Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM II) iniciou neste quarta-feira (7) a programação do Novembro Azul na unidade prisional. Os 159 internos que ocupam o pavilhão 6 do CDPM II foram divididos em quatro turmas e participarão de palestras sobre o tema Câncer de Próstata – Como prevenir e a importância do diagnóstico precoce. Além do conteúdo educativo, todos os 128 reeducandos, com idade superior a 40 anos, realizarão exames de sangue para medir o PSA, principal indicador laboratorial para diagnóstico da doença.

As atividades de prevenção serão realizadas todas as quartas e quintas-feiras de novembro. Cada turma participará da palestra educativa e de sensibilização na quarta e realizará a coleta de sangue na quinta. A programação no CDPM II está concentrada no pavilhão 6 por reunir todos os internos da unidade com mais de 40 anos de idade, população alvo das campanhas de prevenção do câncer de próstata.

A ação é uma parceria do Governo do Estado do Amazonas com a Embrasil Serviços, empresa responsável pela congestão do CDPM II.

Exame

O exame de PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. Normalmente, indivíduos saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml. Mas, em alguns casos, indivíduos com câncer na próstata podem apresentar o PSA inalterado. Por isso, os médicos recomendam outros exames de diagnóstico – toque, ressonância magnética e biópsia, para todos os homens com idade acima dos 45 anos, especialmente se há histórico familiar da doença.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *