Aneel confirma reajuste tarifário para Amazonas de 14,89% em média

Quase 1 milhão de unidades consumidoras do Estado passam a ter valor reajustado da tarifa já a partir desta quinta-feira. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, na última terça-feira (30), o reajuste anual médio de 14,89%% para a tarifa de energia do Amazonas. O novo valor da tarifa entra em vigor a partir desta quinta-feira (1) para as 998 mil unidades consumidoras do Estado.

Para consumidores residenciais, o reajuste foi de 16,76% e para os de alta tensão (grupo A) de 11,78%. O maior aumento foi para o grupo B, baixa tensão, de 16,78%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, considera-se a variação de custos associados à prestação do serviço. No caso da Eletrobras Distribuição Amazonas, o que mais contribuiu para o reajuste foram os gastos com compra de energia.

Sistema isolado

Um dos fatores foi o aumento do preço médio de energia no Ambiente de Contratação Regulada (ACR Médio), que precifica a aquisição de energia nos sistemas isolados. A Amazonas tem custos de compra de energia com a parte do estado interligada e com a parte isolada. Os custos com o risco hidrológico também impactaram o reajuste.

Em virtude de liminar judicial emitida pelo Ministério Público Federal (MPF-AM), não há aplicação das bandeiras tarifárias na área de concessão do Amazonas.

Bandeiras

De acordo com a Aneel, os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) não percebem o benefício da redução do impacto da variação do custo de energia proporcionado pelo acionamento mensal das bandeiras tarifárias.

Caso as bandeiras tivessem sido aplicadas nos meses de agosto de 2017 a julho de 2018, a distribuidora arrecadaria cerca de R$ 99,75 milhões e o potencial de redução no processo tarifário seria de 3,65%.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *