Desequilíbrio nas contas do Governo pode suspender pagamentos, alerta David Almeida

Mais uma vez o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual David Almeida (PSB), voltou a falar da saúde financeira do Amazonas, na manhã desta sexta-feira (19), alertando para o limite de gastos, visando o ano de 2019.

Almeida citou o exemplo de Roraima que ainda não pagou aos seus servidores o salário do mês de setembro deste ano por conta da falta de equilíbrio nas contas daquele estado, o que, segundo ele, pode acontecer com o Amazonas no ano que vem. “Estou preocupado e venho alertando a todos sobre esses riscos que estamos correndo e que vamos correr no ano que vem, porque o Governo atual cometeu um erro gravíssimo ao não pagar as cooperativas no ano passado jogando o saldo remanescente para 2018. Não há espaço fiscal para a regularização destes pagamentos como também não podemos fechar o ano com um débito de quase R$ 1,5 bilhão de reais. Vamos ter problemas seriíssimos para iniciar o ano que vem em função dos reajustes salariais que precisarão ser concedidos para os servidores públicos, porque não há margem na lei de responsabilidade fiscal dado o grau de 48,70%, ultrapassando o limite prudencial de 46,55% da Lei de  Responsabilidade Fiscal (LRF)”, explicou.

O deputado acrescentou ainda que o equilíbrio das contas será um desafio para o próximo governante. “Estou alertando que próximo Governador ou o atual – se for reeleito -, terá esse problema para administrar e precisam se posicionar sobre isso agora antes da eleição. Como vai resolver isso? Nós tínhamos esse grande problema para resolver e resolvemos ano passado”, afirmou.

 

Sessões compensatórias

O parlamentar finalizou o discurso explicando o funcionamento das Sessões Plenárias compensatórias na próxima semana. “Esta sessão de hoje já é a segunda sessão compensatória e na próxima segunda (22) teremos a terceira e última sessão compensatória e na próxima terça-feira (23) teremos Sessão Plenária ordinária normal pela manhã e à tarde nós vamos fazer uma sessão antecipando a Sessão da quinta-feira (25) para a entrega da Medalha Professora Inês Vasconcelos Dias”, anunciou.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *