No primeiro debate do 2º turno, candidatos defendem propostas e trocam farpas

Amazonino Mendes e Wilson Lima participaram, nesta segunda-feira, do primeiro debate do segundo turno das eleições para o Governo do Amazonas. Foto: Divulgação

O primeiro debate do segundo turno entre os dois candidatos que disputam o governo do Amazonas foi marcado por ironias e farpas entre Amazonino Mendes (PDT) e Wilson Lima (PSC). Por mais de uma hora, na rádio Tiradentes, os dois candidatos debateram sobre saúde, corrupção, geração de emprego e renda e o futuro do Amazonas.

Apesar dos temas, os dois candidatos ficaram fazendo cobranças, entre si, sobre experiência, competência e inteligência para administrar o Estado do Amazonas. Wilson Lima afirma que representa o “novo” e que não necessariamente isso está ligado à idade. Ele prometeu a motoqueiros que trabalham com motos de até 150 cilindradas de que vai isentá-los do IPVA e garantiu que o Fundeb dos professores não será usado como moeda eleitoral, em seu eventual governo.

Um dos momentos mais polêmicos foi quando Amazonino Mendes defendeu a proposta de criar o bolsa-família estadual. Wilson Lima disse estar preocupado com o pagamento dos fornecedores do Estado e quis saber de onde Amazonino iria tirar este dinheiro. “O orçamento do Estado tem sido comprometido de forma muito severa, muito perigosa. Como vai pagar os fornecedores? Os fornecedores vão ter calote (…) Quanto vai sobrar para os fornecedores? Isso é irresponsabilidade”, criticou Wilson Lima, demonstrando que é contra o Bolsa Família Estadual.

Amazonino explicou que o dinheiro para o Bolsa Família Estadual sairá  do crédito presumido do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do gás natural que a  Petrobras tira do Amazonas, no campo de petróleo de Coari. “Ela (Petrobras) está devendo e tem que pagar. Basta a Assembleia aprovar. São mais de R$ 200 milhões. Eu sei o que eu faço”, disse Amazonino, defendendo o seu projeto para ajudar as famílias pobres e os desempregados.

 

Geração de empregos

Durante o debate, Amazonino revelou que Wilson Lima tem uma empresa avaliada em R$ 200 mil há oito anos, mas que nunca gerou nenhum emprego no Amazonas. Amazonino disse que achava no mínimo “curioso” seu adversário ter tanta desenvoltura na televisão e propostas para gerar emprego e renda no Estado, mas não empregar  uma pessoa em sua empresa. “Fico imaginando como o candidato Wilson Lima vai utilizar a sua varinha de condão para gerar emprego e renda para o Amazonas, se não consegue gerar emprego na sua própria empresa”, ponderou.

Amazonino também disse que vai ser implantar a Secretaria do Futuro para preparar o Estado para evolução da indústria 4.0.

“Minha cabeça, apesar de ter cabelos brancos, sempre foi revolucionária”, disse o candidato, se referindo a projetos que implantou em gestões anteriores, como a fundação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e, a mais recente contratação da consultoria internacional em Segurança Pública de Rudolph Giuliani.

Wilson Lima afirmou que vai investir no desenvolvimento do setor primário do Estado e modernizar toda a estrutura da Secretaria de Saúde (Susam) para evitar desperdício de recursos públicos.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Francisco Chagas de Oliveira disse:

    Mazoca está gagá, isto ficou comprovado quando afirmou e reafirmou que o “sucesso” da ação da polícia se deu devido à assesdoria do ex-prefeito americano, ou seja, menosprezoy nossas polícias.

  2. Félix disse:

    Acho o Wilson um politico promissor, mas entregar o Estado sem ele ter nenhuma experiência administrativa ai é outra história.

  3. edson disse:

    O estado do AMAZONAS, precisa de um Governador assim honesto como Wilson Lima, o Amazonino já governou e fez pouco, se fosse um governador mesmo honesto teria feito o mais que o dobro, e o Amazonas não teria estradas de barro, escolas nesse estado crítico, saúde também e segurança pública caótica.