Amazonhackfest escolhe 11 ideias para criar ferramentas de combate à corrupção

Equipes estiveram reunidas durante três dias para participar de maratona com foto em criação de ferramentas de combate à corrupção. Fotos: Divulgação MP-AM

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) realizou nos dias 12, 13 e 14 de outubro o I Amazonhackfest, uma maratona de programação que incluiu, além da escolha das melhores equipes, a realização de oficinas e palestras.

O objetivo da maratona foi desenvolver softwares que auxiliem no combate à corrupção. As atividades contaram com a participação de equipes multidisciplinares formadas, prioritariamente, por estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação, e, ainda, das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design, contabilidade, Arte/Mídia, entre outras.

O Hackfest é realizado em duas etapas. Nessa primeira, os maratonistas que participaram da competição apresentaram 94 ideias de projetos que poderiam ser transformadas em ferramentas para auxílio no combate à corrupção e controle social.

No domingo (13), 11 projetos foram selecionados em uma plenária que contou com os votos de todos os participantes e organizadores.

Produtos

Até o próximo dia 30 de novembro, as equipes que tiveram os projetos escolhidos devem entregar os produtos para a comissão organizadora do evento. A segunda fase do Hackfest está agendada para dezembro deste ano.

Durante a solenidade de abertura do Hackfest, na última sexta-feira (12), o procurador-geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro resumiu qual seria a meta a ser alcançada por meio do evento.

“Agradeço a presença de todos os participantes e envolvidos com a organização do evento. O Ministério Público tem a visão de que é preciso sair dos gabinetes, chegar até a população em todos os seus nichos e entender de que forma podemos ajudar mais a sociedade amazonense para melhorar a nossa realidade. O nosso objetivo é envolver profissionais e a comunidade acadêmica, vir até vocês para que possam nos ajudar, a fim de termos uma sociedade mais justa”, afirmou o PGJ.

Esforços unidos

“Acreditamos que todos que convidamos a participar deste Hackfest pensam dessa forma, que nós podemos unir esforços, o Ministério Público em seu trabalho de fiscalização, no combate à corrupção, utilizando a lei, e os maratonistas utilizando a tecnologia que eles conhecem, desenvolvendo aplicativos que podem nos ajudar, bem como a sociedade, a fiscalizar a mesma coisa, mas de uma forma mais eficiente, muito mais rápida e produtiva”, constatou o procurador de Justiça Mauro Veras.

Márcio Lira, desenvolvedor do “Promessômetro”, um dos projetos selecionados nessa primeira fase, diz que a experiência foi positiva, pois teve a oportunidade de interagir e aprender com estudantes mais jovens.

Aprendizado

“Foi fantástico, eu era um dos mais velhos da minha equipe e foi a oportunidade de um aprendizado, uma equipe multidisciplinar que veio contribuir para melhorar o controle externo, o controle social, o combate à corrupção, o acompanhamento de promessas de campanha, uma forma de você monitorar gastos públicos e isso faz a gente se engajar mais ainda e levar resultados mais positivos pra sociedade”, vibrou Márcio.

O Amazonhackfest já serviu de referência para o Ministério Público do Estado do Amapá, que pretende desenvolver a mesma experiência em Macapá ainda este ano. A servidora Verônica Santos, do MP-AP, foi enviada especialmente para acompanhar o Amazonhackfest.

“Começando na Paraíba e tendo continuidade no Amazonas, a ideia é replicar essa experiência tão engajadora e enriquecedora nos aproximando da sociedade. O Ministério Público do Amazonas está de parabéns”, destacou Verônica.

Programação

Enquanto as equipes de maratonistas despertavam os neurônios na tentativa de criar ferramentas anticorrupção, uma programação especial acontecia simultaneamente no auditório da UEA, a poucos metros do Ocean Center, espaço destinado à maratona. Ao todo, 14 palestras, painéis e oficinas foram apresentados para o público em geral.

Os temas foram variados, desde “Combate à Corrupção, Tecnologia e desafios”, conduzido por Diego Siqueira, do Google Developers Group Manaus, a um painel sobre Jornalismo Investigativo, com a interação de 3 profissionais, dentre eles o atual correspondente da Rede Globo no Amazonas , Alexandre Hisayasu, o que atraiu públicos diferentes ao Amazonhackfest.

Etapa final

A etapa final será no dia 10 de dezembro, durante a semana nacional de combate à corrupção, quando serão anunciados os 3 projetos vencedores do I Amazonhackfest.

O evento foi idealizado pela coordenação do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo) e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), inspirado na experiência do Ministério Público da Paraíba.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *