
A situação foi comunicada ao Judiciário e os presos que se negaram a participar das audiências serão julgados à revelia e responderão a procedimentos administrativos disciplinares. Mulheres fizeram barreira no CDPM. Foto: Reprodução
Cinquenta e seis detentos de quatro unidades prisionais de Manaus se recusaram a participar de audiências processuais marcadas na Justiça nesta terça-feira (2), o que gerou um início de tumulto na entrada que dá acesso ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no KM 8 da BR-174.
Esposas e familiares de presos tentaram fechar a via com paus e fazendo uma barreira humana, dando as mãos. Em razão da recusa dos detentos, as visitas foram suspensas.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que os presos se negaram a deixar as celas e passaram a reivindicar “regalias”, que não foram concedidas.
Em nota, a Seap informou ainda que a ordem e segurança no sistema estão mantidas e que adotou medidas preventivas para assegurar estabilidade nas unidades prisionais.
A situação foi comunicada ao Judiciário e os presos que se negaram a participar das audiências serão julgados à revelia e responderão a procedimentos administrativos disciplinares.
A Seap informa também que, por medidas cautelares, a entrega de pertences por parte dos familiares, programada para esta terça-feira nas unidades prisionais, foi suspensa por questões de segurança.
Por conta da suspensão, houve um princípio de manifestação no portão de acesso ao ramal dos presídios no quilômetro 8 da BR-174, mas este logo foi controlado.
A secretaria está acompanhando a movimentação em todas as unidades prisionais, através do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), adotando medidas preventivas para garantir a segurança e ordem nos presídios do Estado.
Quantidade de detentos das unidades prisionais que se negaram a participar das audiências:
24 – Unidade Prisional do Puraquequara (UPP)
19 – Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat)
10 – Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM)
03 – Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj)