23 cidades do AM tem pedidos de Tropas Federais para o pleito e 5 são indeferidos

Iranduba é a única cidade com pedido concluso para decisão, aguardando julgamento do TRE. Foto: Divulgação TSE

Para as Eleições 2018 de outubro, o Amazonas teve o pedido de Forças Federais para 23 Municípios, deferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Dentro de um grupo de 29 cidades com solicitação para reforço de segurança, apenas Iranduba ainda não teve o julgamento realizado.

Outros cinco Municípios – Alvarães, Uarini, Maués, Novo Aripuanã e Santa Isabel do Rio Negro – tiveram as solicitações indeferidas pelo pleno da Justiça Eleitoral.

Histórico e efetivos

O deferimento dos pedidos se baseou no histórico dos municípios do interior do Estado e no estudo do TRE-AM e dos comandos da força de segurança que estabeleceu parâmetros e quantitativos para alocação dos efetivos durante o pleito que acontece no dia 7 de outubro (1º turno) e no dia 28 (2º turno).

Os juízos de cada uma das zonas eleitorais avaliam a necessidade de segurança federal e encaminham o processo para o TRE-AM definir se defere ou não o pedido.

Reforço

São avaliados ainda o contingente de policiais civis e militares na região e a necessidade de reforço na segurança, além das distâncias a serem percorridas no pleito, entre locais de votação na sede e nas zonas rurais.

Tropas da Segurança Nacional foram deferidas para as cidades de Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Coari, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Lábrea, Manaus/ Rio Preto da Eva, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tefé.

Além das Tropas Federais, Exército, Marinha e Aeronáutica, as forças de segurança estadual também reforçam os pedidos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *