Pai sofre perda do filho companheiro e amigo que foi morto em acidente com lancha no Tarumã

Paulo Henrique perdeu o filho mais velho, que fazia a travessia pelo Tarumã e ajuda no transporte da produção ribeirinha. Foto: Reprodução

“Era o meu meu filho mais velho, apesar da pouca idade, a gente dependia um do outro. Ele me ajudava em tudo”. Essa foi uma das declarações de Paulo Henrique Xavier Cardoso, pai do adolescente Lucas Henrique de Lima Cardoso, 15, que morreu nesta quinta-feira (13), após ser atingido por uma lancha, durante um acidente fluvial no lago do Tarumã Açu, zona Oeste de Manaus.

Paulo é agricultor e morava com seus 3 filhos na comunidade Jefferson Peres, distante cerca de cinco horas da capital. Rotineiramente, ele e o filho Lucas faziam o mesmo percurso na qual aconteceu a colisão fatal.

Travessia

Nas primeiras horas do dia eles atravessavam o rio para deixar a avó de Lucas, de 72 anos, às margens da Prainha, onde ela trabalha.

A canoa era seu único meio de transporte. Era com ela que o agricultor e Lucas transportavam a produção agrícola para negociar pelo rio, além de usar a embarcação nas travessias pelo lago do Tarumã Açu.

Após serem atingidos por uma lancha ontem, o ribeirinho não perdeu somente bens materiais, como a canoa, mas um dos mais valiosos, o seu filho Lucas.

Saudades e revolta

Paulo falou que não sabia distinguir o sofrimento que estava sentindo. Para ele, a ficha ainda não havia caído, vivenciando um misto de revolta, saudades e dor do filho que se foi.

“Era por volta das 4h30, ainda estava escuro. Nós fomos atingidos por trás, não ouvi meu filho gritar nem pedir socorro. Percebi o acidente quando senti o impacto no motor que eu estava segurando. Quando vi meu filho soltar a lanterna, percebi que ele já estava morto”, disse o agricultor, ontem, no necrotério do hospital.

Segundo Paulo, a lancha passou em alta velocidade e retornaram depois dele começar a gritar, passando uns 40 metros de distância. Pai e filho deram entrada no pronto socorro de manhã: “Eles não queriam me falar, mas eu sabia que o Lucas não estava mais vivo. Tentaram me poupar, não sei, no fundo eu já sabia que não tinha mais meu menino”. Lucas era o braço direito do pai, sendo o mais velho dos filhos.

O acidente

Ontem de madrugada, um acidente entre dois barcos, no intervalo das gravações da série “Aruanas”, na Amazônia, deixou um morto. Segundo comunicado enviado pela Central Globo de Comunicação, Lucas Henrique Xavier Cardoso, 15, chegou a ser socorrido após a colisão entre dois barcos, mas morreu.

Um inquérito preliminar policial foi instaurado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Conforme o delegado titular Tarson Yuri Soares, as investigações deveram ser conduzidas pelo 20º DIP O delegado solicitou ainda que perícia técnica fossem realizadas nas embarcações envolvidas.

Marinha

A Marinha do Brasil também instaurou procedimento para apurar as causas do acidente. O adolescente sofreu Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), e quase teve a orelha decepada, hematomas no pescoço, e maxilar e braço quebrados.

Revoltado, Paulo pede justiça. Segundo ele, é comum lanchas do mesmo porte da que vitimou seu filho passarem em alta velocidade pelo local, sem respeitar as regras básicas de segurança mesmo no rio.

Reportagem: David Batista

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *