Troca-troca de compositores em Parintins: Caprichoso leva Emerson Maia e Garantido Adriano Aguiar. Veja repercussão e ouça toadas

Troca-troca de compositores em Parintins

Troca-troca de compositores em Parintins, com Emerson Maia (cantando) saindo do Garantido para o Caprichoso. Na foto, no curral, o compositor ao lado de Simão Assayag e Ronaldo Barbosa, além do presidente Babá (microfone na mão). Foto: Divulgação

A poesia dos autores de “Lamento de Raça” e “Sensibilidade” mudou de lado. O índio chorou no Garantido, na noite de quarta (22/08), quando Emerson Maia declarou amor ao azul. E Adriano, na quinta (23/08), assinou contrato e agora canta de vermelho pro boi Garantido.

A mudança não é novidade. Artistas de alegorias e rituais trocam de lado todos os anos. Chico da Silva chegou a concorrer contra ele mesmo, em toada letra e música, compondo para os dois bois. César Moraes, sobrinho dele, começou no Garantido, mudou para o Caprichoso e já está de volta ao vermelho.

O diferencial, desta vez, está na história dos dois compositores que trocaram de lado. Emerson é filho de Antônio Maia, um dos maiores empresários da história parintinense, mecenas histórico do Garantido. A família é responsável por grande parte da estruturação do que é hoje o bumbá vermelho. “Ao pé da roseira”, uma das toadas mais tradicionais do bumbá da Baixa, é homenagem ao patriarca.

Adriano Aguiar, além de Sensibilidade, é autor de outros hits recentes, como “Povo festeiro da ilha”. Ele é considerado um dos responsáveis pelo novo ritmo do Caprichoso. A Marujada tem inclusive superado a Batucada, em vários festivais.

Emerson, que consultou toda a família antes da decisão, denunciou que foi “desrespeitado” no Garantido. Nos bastidores, o comentário é de que a gota d’água foi a toada “A coisa mais linda do mundo”. Sucesso nos ensaios e adotada pela torcida, a composição não foi executada no Bumbódromo, grande palco do Festival de Parintins.

Adriano tem uma história mais complicada. Ele participou da fuga do Caprichoso, quarta, e gozou nas redes sociais a torcida do Garantido por Emerson. Posou ao lado do presidente Babá Tupinambá, fazendo o “joinha”. E, pela data que consta no documento do vermelho, ao mesmo tempo, estava assinando o contrato de mudança.

Sarro e repercussão

Adriano tirou sarro da torcida do Garantido, afirmando em seu perfil nas mídias sociais: “A tampa da chaleira rodou tanto que veio parar no Caprichoso”. A esposa dele, Vanessa, fez um textão sobre a saída. Disse que ele não estava sendo “valorizado”. Foi criticada e o próprio Adriano pediu “respeito com a família”. Torcedores do azul chegaram a pedir que o compositor mude o perfil, recheado de fotos do bumbá. A cantora Márcia Siqueira, a “Rosa Vermelha” do Garantido, postou torcida para que “o contrato seja cumprido”.

Emerson publicou um texto em que pede auditoria no Garantido. Lembra que viu mestre Lindolfo cantar em frente à casa dele. Deixa a missão para os mais jovens. E apresenta o primeiro texto, à guisa de toada, para o Caprichoso. Veja:

Ouça, abaixo, “A coisa mais linda do mundo” e “Ao pé da roseira”, de Emerson Maia.

Ouça “Sensibilidade” e “Povo festeiro da ilha”, de Adriano Aguiar.

Onde você ouve Garantido e Caprichoso, nessas toadas, esqueça. Os dois mudaram de lado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *