Operação “Captura” prende 97 pessoas, sendo 72 por não pagar pensão alimentícia

Operação realizada terminou nas prisões de 97 pessoas, além da apreensão de cinco adolescentes em cumprimento a mandados. Fotos: Jefferson Cunha/ PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas divulgou nesta sexta-feira (20) o balanço da Operação “Captura”, deflagrada de 16 a 20 de julho deste ano, em todas as zonas da capital, que terminou nas prisões de 97 pessoas em cumprimento a mandados de prisão criminal e cível, além das apreensões de cinco adolescentes em cumprimento a mandados de busca e apreensão.

O delegado Geraldo Eloi, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) da instituição, destacou que a operação teve por objetivo cumprir os mandados de prisão de natureza criminal e cível, com o intuito de tirar das ruas pessoas que cometeram crimes e com potencialidade de voltar a efetuar outros delitos e, também, dar cumprimento a mandados em nome daquelas pessoas que estão inadimplentes com pensão alimentícia.

Prisões e apreensões

Durante a coletiva, Geraldo Eloi explicou que no total, desde o início da operação, foram cumpridos 72 mandados de prisão cível, pelo não pagamento de pensão alimentícia, 25 mandados de prisão preventiva pelos crimes de homicídio, homicídio tentado, roubo, tráfico de drogas, furto, estupro, estupro de vulnerável e conversão da pena restritiva de direito em pena privativa de liberdade.

Durante a operação, as equipes da Deaai cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em nome de cinco adolescentes, por atos infracionais análogos aos crimes de roubo e agressão física.

“A operação “Captura” foi deflagrada ao longo desta semana por determinação do delegado-geral da instituição, Mariolino Brito.

Demandas

Foram cumpridos mandados tanto na esfera criminal quanto cível, por consequência de uma demanda recebida das Varas de Família junto à DECP.

Então nós mobilizamos o efetivo de todos os 30 DIPs e de quatro delegacias especializadas para darmos cumprimento a esses mandados. Encerramos as atividades hoje com as prisões de 97 pessoas, além das apreensões de cinco adolescentes”, pontuou Geraldo Eloi.

Procedimentos

Ao término dos trâmites cabíveis, os 91 homens presos serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Cinco mulheres serão levadas ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF).

Uma pessoa do sexo feminino, presa por dívida de pensão alimentícia, foi liberada após efetuar o pagamento e quitar o débito. Os cinco adolescentes serão levados para a Deaai.

Efetivo

Participaram da operação “Captura” policiais civis lotados nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da capital, além da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), Delegacia Especializada em Apuração e Atos Infracionais (Deaai), Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) e Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda Pública Estadual (DECCFPE).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *