Morte e vida Garantido

“Vem cá santinha, vem cá vem ver…boi Garantido que já vai morrer…”

Hoje acontece a “morte” do Garantido, quando esse e outros versos serão cantados por Maria Monteverde, filha do fundador do Garantido, Mestre Lindolfo.

Sempre na noite de 17 de Julho, acontece a “matança do boi”, festa tradicional que marca o encerramento das celebrações folclóricas do Boi Bumbá Garantido. Em 2016 participei do evento e pude sentir o que significa.

Os festejos acontecem no “Curralzinho da Baixa” e reúnem, além da família Monteverde, inúmeros torcedores do bumbá encarnado.

A festa começa com a apresentação do Garantido Mirim, com a participação das crianças, com suas indumentárias de sinhazinha, porta-estandarte, cunhã poranga, pajé, apresentador e batuqueiros. Coisa mais fofa do mundo mundial ver as criancas evoluindo e perpetuando a brincadeira centenária.

A seguir tem início a encenação do Auto do Boi e depois acontece a saída às ruas da Baixa do São José, quando o Garantido é laçado pelos vaqueiros; dá chifrada em todo mundo, tentando se desvencilhar e ao final é levado de volta ao curral, onde “morre” para voltar somente no próximo ano.

 

Pausa para lágrimas!

Tive vontade de chorar várias vezes. Quando foi laçado; quando dona Maria tirou os versos e, claro, quando ele. morreu, porém engasguei mesmo quando ele foi embora, pela avenida Lindolfo Monteverde (choros) subiu no carro e o tripa deu tchau.

Até mais, meu boi brinquedo. Até mais meu campeão! Ano que vem tem mais brincadeira!

Chris Reis

Chris Reis

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *