É golpe? Saiba se o E-mail, Whatsapp ou SMS que você recebeu é do seu banco ou não

Foto: Reprodução

Há quase uma década, tudo se resolve na palma da mão. As pessoas estão acostumadas a fazer inúmeras atividades pelo celular, inclusive transações bancária e de certa forma, é comum que os bancos se comuniquem com os seus clientes virtualmente, seja via e-mail, sms e até whatsapp.

No entanto, golpistas tentam tirar proveito desta tendência e enviam mensagens falsas se passando pelos bancos. Mas como saber se aquela mensagem de alerta sobre uma possível atualização de cadastro ou quer saber se o número da sua conta está certo é golpe?

O amazonense, consultor em informática Daniel Sátiro, mostra o quanto esse tipo de mensagem pode ser convincente  e ensina como detectar esse tipo de golpe.

De acordo com Daniel, muitos criminosos usam programas de computadores capazes de enviar imediatamente milhares de mensagens de uma só vez. “Os criminosos conhecem programas que facilitam essa fraude e se não houver um antivírus no celular ou no computador, a pessoa geralmente cai no golpe”, diz ele.

Segundo o consultor, esse tipo de fraude é chamada de “smishing”, uma combinação de SMS e “phishing”, que ocorre quando os hackers tentam se passar por uma pessoa ou entidade de confiança da vítima.

Veja a seguir algumas dicas  para não cair nesse tipo de golpe.

1.Tenha um antivírus bom no celular e no computador.

“Compre um antivírus para instalar no celular e computador para que esteja mais seguro. As pessoas acham desnecessário comprar Antivírus, mas é o correto e necessário, pois  os crimes digitais só tem tido êxito porque muitas pessoas não tem antivírus.”, ressalta Daniel.

2. Clicar em um link

Mensagens fraudulentas geralmente tem um link e incentivam a pessoa a clicar nele. Ou a baixar um software. Muito cuidado!

Daniel explica que nunca se deve clicar em um link enviado por números que você não conhece e também solicitam que baixe algum arquivo software. “Você nunca deve responder, baixar ou clicar no endereço enviado.”

3. Senha e outras informações

Essa regra é básica, mas sempre é necessário lembar que: Nunca deve fornecer senhas ou informações pessoais e confidenciais nem por e-mail, sms e muito menos whatsapp. Segundo Daniel, um banco jamais vai querer pedir sua senha via mensagens.

4. Mensagens  sem solicitação

O consultor recomenda que não respondam qualquer mensagem que chega sem que tenha sido feita qualquer solicitação. “Esse golpe ocorre quando uma máquina escolhe aleatoriamente os números para os quais envia as mensagens. Normalmente, essas mensagens dizem que o banco atualizou “os termos e condições do serviço” ou que você precisa “confirmar seus dados”. É dessa forma que os hackers conseguem acessar a conta.

Enfim, Daniel lembra que se a pessoa suspeitar de fraude, o melhor a fazer é bloquear o número que enviou a mensagem para não ficar registrado na rede dos criminosos. “Nunca divulguem o número de celular nas redes sociais”, finaliza.

Reportagem: Bruna Chagas

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