Lula mantido na cadeia por relator original do processo. Veja como ele foi solto, preso, solto e preso de novo sem sair da cela

Lula mantido na cadeia por relator original do processo

Lula mantido na cadeia por relator original do processo no TRF4, após gangorra entre prisão e soltura

O ex-presidente Lula vai continuar preso. A decisão é do relator original do processo, João Pedro Gebran Neto. Ele alegou que “a jurisdição de plantão não exclui prevenção para questões relacionadas à execução da pena”. E revogou a decisão tomada mais cedo por Rogério Favreto, também desembargador do TRF 4ª Região.

Lula, na prática, viveu um dia de gangorra. Petistas, como o ex-ministro José Dirceu e a senadora Vanessa Grazziotin, comemoraram a liberdade dele. Favreto decretou que fosse libertado imediatamente. O juiz Sérgio Moro interveio e pediu à carceragem que se resguardasse do cumprimento da ordem. Favreto insistiu, com dureza, ordenando a libertação. Até que veio a decisão de Gebran e o ex-presidente permanece preso.

O vai-e-vem jurídico provocou outras reações. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu nota pedindo um “Judiciário conciliador”. Favreto é “desembargador jurista”, ou seja, oriundo do Quinto Constitucional destinado à OAB em cada tribunal.

Lula foi solto, preso, solto e preso, sem se mover do lugar. As opiniões se dividiram nas redes sociais. O argumento básico de Favreto foi de que Lula, como pré-candidato a presidente da República, não podia ficar preso. Logo surgiram ironias, como a de que Fernandinho Beira-Mar seria solto por ser candidato do Comando Vermelho (CV).

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTREGRA DA DECISÃO DE JOÃO PEDRO GEBRAN NETO

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *