Operação na fronteira tem 18 prisões por tráfico e crimes ambientais, e apreensão de armas, munições e carnes de caça

Cinco cidades foram alvo das ações da Esforço Integrado, que seguem até amanhã, com foco no narcotráfico e crimes ambientais. Fotos: Divulgação

Na fronteira do Amazonas com outros países, a Operação Esforço Integrado resultou na prisão de 18 pessoas e na apreensão de entorpecentes, de mais de meia tonelada de carne de caça, embarcações, armas e outros objetos roubados.

Coordenada no Estado pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Dividas (GGI-F), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e no Brasil pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a ação ocorre em 11 Estados fronteiriços.

Narcotráfico e crimes ambientais

Com foco no combate ao narcotráfico, pirataria e crimes ambientais, foram feitas barreiras terrestres, além de patrulhamento fluvial, fiscalização aeroportuária e cumprimento de mandados, de acordo com o secretário executivo do GGI-F, tenente-coronel da Polícia Militar, Almir Cavalcante.

As forças de segurança pública foram mobilizadas nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tefé, que, apesar de não fazer fronteira com outros países, faz parte da chamada fronteira estendida e fica em uma área de registro de pirataria e transporte de drogas.

A ação envolveu equipes do GGI-F, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, além das Forças Armadas (Marinha e Exército), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e órgãos municipais.

Cinco cidades

Nos cinco municípios, foram revistadas 1,5 mil pessoas e abordagem a 658 motocicletas, 169 carros, 13 ônibus, 16 caminhões e 105 embarcações. Em Tabatinga, foram presos dez peruanos por crimes como tráfico internacional de armas, contrabando, crimes contra a fauna e flora, receptação e venda ilegal de madeira.

Também foram apreendidos 616 kg de carne de caça, três motores de opa, 30 sacos de carvão, madeira, munições e aves silvestres.

Em Tefé, foram presos quatro narcotraficantes, dois em cumprimento a mandados de prisão e uma mulher por crimes contra a fauna. Já em Benjamin Constant foi preso um homem por porte ilegal de arma de fogo.

Até sábado

A Operação Esforço Integrado ocorre entre os dias 25 e 30 de junho. “Os Estados farão suas operações neste período, mas em dias diferentes. No caso do Amazonas, a ação começou oficialmente no dia 27 e termina hoje, dia 28. Mas vale lembrar que as ações já estavam em andamento desde a segunda-feira”, explicou Almir Cavalcante.

O titular da Delegacia de Polícia do Interior, Mateus Moreira, destacou a dificuldade logística para as operações de fronteira do Estado. “O Amazonas é o único Estado em que não é possível chegar da capital até as áreas de fronteira por via terrestre”, disse.

Dimensões

Para o tenente-coronel Cavalcante, é preciso olhar para o Amazonas de maneira diferenciada, dadas as dimensões continentais.

“Para irmos de Manaus até Tabatinga, por exemplo, equivale a ir em linha reta de Brasília a Curitiba, no Paraná. Para sairmos com uma tropa da capital, o esforço é muito grande por causa do custo amazônico. Levar um equipamento mais robusto, de balsa, demora até 20 dias”, afirmou. “Ainda assim, a Secretaria de Segurança tem empregado os esforços para atuar nessas regiões”, completou.

Prisões

Foram presos em Tefé, por tráfico de entorpecentes, Elenize Ferreira Frazão, de 28 anos, Francimara Meireles Valentim, 20, Marcos Paulo dos Santos, 28, e Asley dos Santos Souza, 20. Em cumprimento a mandado de prisão, foram presos João Batista dos Santos Franco, 71, e Maria de Lurdes Roberto da Silva, 40. Já por crime ambiental foi presa Deixa Araújo de Lima, 28.

No município de Tabatinga foram presos dez peruanos: Josué Jonas Segura Baylon, Helequias Hermogenes Segura Baylon e Rogelio Segura Campos por tráfico internacional de armas, crimes contra a fauna e flora e receptação. Outros quatro foram presos por tráfico internacional de armas, contrabando, crimes contra a fauna e receptação: Ruth Camani Uriate, Timóteo Tamani Vega, Hitler Garcia Alero e Samuel Garcia Silva.

Também foram detidos Neemias Soca Quispe, Isaac Salcedo Quispe e Rule Portocarerro por venda ilegal de madeira e tráfico de animais silvestres.

Em Benjamin Constant, o peruano Jean Belding Reyes Saavedra, 21, foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *