‘Caravana da Cultura’ ocupa as ruas de Parintins

A programação da Caravana da Cultura começará no dia 28 de junho. Entre as atividades confirmadas estão as oficinas de artes visuais comandadas por nomes como Romahs Mascarenhas, Turenko Beça e Raiz Campos. Foto: Divulgação

Com apresentações de diferentes vertentes artísticas, a “Caravana da Cultura”, projeto do Governo do Amazonas, realizado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), estreia em Parintins, com intervenções que ocuparão as ruas e praças da cidade. Sessões gratuitas de cinema, programa “Mania de Ler”, oficinas de artes visuais e intervenções com grafiteiros farão parte da vasta programação, que acontecerá entre os dias 28 de junho e 1º de julho.

Segundo o secretário de Cultura, Denilson Novo, as ações integradas que acontecerão em Parintins têm a proposta de potencializar os talentos regionais. Ele destaca ainda a expansão de novas linguagens culturais que a Caravana levará ao município. “É um momento histórico e significativo para a evolução cultural do nosso Estado”, afirmou o titular da pasta. “A Secretaria de Estado de Cultura traz uma ação completamente diferenciada, utilizando o potencial de diversos artistas locais, juntamente com parceiros que vêm da capital”.

A programação começará no dia 28 de junho. Entre as atividades confirmadas estão as oficinas de artes visuais comandadas por nomes como Romahs Mascarenhas, Turenko Beça e Raiz Campos.

Na entrada do Bumbódromo, Romahs reunirá, todas as manhãs, artistas locais para uma grande troca de conhecimento. O ilustrador, que é natural de Parintins, terá a missão de contar a história dos bumbás Garantido e Caprichoso em quadrinhos nos muros do município.

A Caravana contará com uma oficina de carimbo, que será ministrada por Turenko Beça. Segundo o artista, o workshop será também uma fonte de emprego e renda, já que as obras  poderão ser vendidas pelos alunos após a confecção. Além disso, a dupla formada por Romahs e Turenko participará da produção do projeto “Mapa das Cores”, junto com o grafiteiro Raiz Campos. No projeto, diversos artistas revitalizarão os muros da cidade através das artes plásticas.

As oficinas e as atrações musicais também serão realizadas durante o “Abraço Amazônico”, encontro da arte, cultura e meio ambiente que acontecerá na Quadra Poliesportiva Silvio Miotto, localizada na Rua Sá Peixoto, Centro de Parintins.

Sessões de cinema levarão filmes de diversos gêneros à população.  Na lista de exibição estão cotados “Os Aristogatas”, “Bambi” e “Todos os Cães Merecem o Céu” para as crianças; além dos clássicos de Charles Chaplin como “Luzes da Cidade”, “O Circo” e “O Vagabundo”.

 

Pontos fixos

Simultaneamente, a Caravana da Cultura percorrerá espaços públicos do município como a Praça Tsukasa Uetsuka – Praça do Japonês, Praça da Liberdade, Praça Digital e Centro Educativo Nossa Senhora das Graças, no bairro Itaúna II.

A apresentação da peça “Dragão de Macaparana” também ocupará as ruas da cidade durante os quatro dias com uma comédia sobre aventuras no Nordeste. 

As danças urbanas e a Fanfarra do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro também serão destaques da programação. Os alunos  tomarão as ruas da cidade com ritmo e talento.

Para quem gosta de leitura, o programa “Mania de Ler” fará contação de histórias e mediação de leitura. Na ocasião, a Biblioteca do Liceu receberá 110 livros de literatura, além de uma “Caixa Estante”, que pode ser instalada em qualquer ponto.

De acordo com Davi Escobar, gerente de eventos da SEC, todas as ações acontecerão de forma simultânea em diferentes pontos de Parintins. “Será um grande encontro das artes, onde tudo será integrado, seja na fila do Bumbódromo, em uma praça, durante o projeto Abraço Amazônico ou até mesmo nas ruas”, explica. 

 

Mais atividades

Os alunos das turmas de Laboratório Corporal, Dança da Melhor Idade, Coral Adulto e Coral de Libras do Liceu – Unidade Parintins – participarão da apresentação no Bumbódromo durante os três dias de Festival Folclórico de Parintins. Além disso, os alunos de Fotografia do Liceu poderão exercitar os conhecimentos com apoio do setor pedagógico. Ao todo, as ações serão realizadas por 125 alunos.

 

Credenciamento de artistas 

Os artistas da Ilha participarão ativamente da “Caravana da Cultura”, isso porque, entre os dias 11 e 20 de junho, o Liceu de Parintins recebeu inscrições e credenciou os artistas locais para esta e futuras parcerias. Grupos de Hip Hop, de danças urbanas, capoeira, de músicas regionais, de teatro e artes visuais participaram das inscrições. Ao todo, 15 grupos locais foram cadastrados.

A diretora de Eventos da SEC, Sissy Mendes, afirma que este é um importante passo para a circulação de artistas de fora da capital nas Caravanas.  “A intenção é que através deste credenciamento possamos firmar parcerias com os artistas locais. É uma forma de conhecer talentos regionais. Dessa maneira, em todas as caravanas que formos fazer, teremos pessoas dos próprios municípios em circulação”, comenta a diretora.

Neste sentido, a SEC também apresentará aos artistas locais as oportunidades oferecidas pelo “Programa Espaço Aberto”. Parintins será o primeiro município a receber o projeto.

Visita do ministro

Em Parintins, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participará de uma mostra cultural dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins, na escola Sesi Padre Francisco Luppino, na Rua Ferreira Novo, bairro Djard Vieira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *