Artistas do Caprichoso têm 48 horas para recuperar alegoria incendiada. Torcida ajuda. Veja vídeos e fotos

Artistas do Caprichoso têm 48 horas para recuperar alegoria incendiada

Artistas do Caprichoso têm 48 horas para recuperar alegoria incendiada. O artista Kennedy Prata (foto) trabalhou dois meses para concluí-la e agora todos se unem para reconstruí-la. Foto: Bruno Zanardo/ Caprichoso/ Divulgação

Rosianne Couto

Chris Reis

(Colaborou assessoria do Caprichoso) ESPECIAL PARA O PORTAL DO MARCOS SANTOS

A alegoria do ritual Transcendência Yanomami, que o Caprichoso apresentará dia 30/06, virou um traço de união artistas-torcedores. Ela foi destruída em incêndio, na manhã desta quinta (28/06). Menos de uma hora depois, sob o comando do artista Juarez Lima, o trabalho de reconstrução está acelerado. O artista Kennedy Prata trabalha nela há dois meses e agora todos têm menos de 48 horas para refazê-la.

O ritual, momento alto da apresentação dos bumbás, é um dos itens de maior custo. O yanomami de Kennedy tem 18 metros de altura. Está entre as principais peças do tema do Caprichoso: “Sabedoria Popular: uma revolução ancestral.

Houve muito choro durante e após o incêndio. O desastre foi tão expressivo que artistas e ajudantes do Garantido, rival do Caprichoso, ajudaram no combate ao incêndio. Kennedy nem conseguiu falar com a imprensa.

A peça principal era um macaco gigante, com revestimento em juta, foi totalmente consumida pelo fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas, um curto circuito pode ter provocado o incêndio. Muitas soltas são feitas com a alegoria pronta, na hora do acabamento. O fogo foi contido em pouco tempo, com ajuda dos colabores do Caprichoso e até do Garantido.

 

Unidos para reconstruir

O presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, emocionado, reuniu os artistas e os paikicés (carregadores). Iniciaram a limpeza da alegoria e a reconstrução do novo módulo. “Somos uma família, Kennedy. Confia nos teus amigos artistas. Vamos fazer um grande mutirão e estaremos com essa alegoria pronta para entrar na arena, na noite de sábado. O bicampeonato virá, após dez anos, com a garra e a força da nação Caprichoso”, falou, com a voz embargada.

Babá agradeceu à solidariedade dos colaboradores do Garantido (boi contrário), essenciais na hora do incêndio, em ato de solidariedade e de união. “Somos rivais na arena, mas somos todos Parintins. Obrigado a todos que tiveram a sensibilidade de nos apoiar neste momento”, agradeceu Babá Tupinambá.

O presidente anunciou que os artistas Makoy Cardoso e Algles Ferreira serão responsáveis pela reconstrução da cabeça e mãos da peça. O artista Júnior de Souza fará o revestimento e a equipe Kenedy Prata a pintura do módulo. Mas, todos os demais artistas estão disponibilizando pessoal para a reconstrução da obra.

O artista Juarez Lima, que também já passou pela mesma fatalidade, encorajou a todos com a fé, que move todos os sentimentos. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Estamos unidos e construindo uma nova estética, uma nova proposta. Vamos fazer do caos algo precioso que só a arte é capaz de fazer. Vamos renascer como fênix”, encorajou.

Movidos pela energia da solidariedade e unidade, as equipes trabalham para que a obra fique pronta até a noite de sábado.

Veja mais fotos e vídeos:

Artistas do Caprichoso têm 48 horas para recuperar alegoria incendiada

Multidão de curiosos (Parintins já está em clima de Festival) foi ver o incêndio da alegoria. Artistas e apoiadores do Garantido ajudaram no combate às chamas porque um incêndio nessa área pode atingir outras alegorias

 

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/06/28185549/alegoria-incendio-hora1.mp4[/KGVID]

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/06/28185634/alegoria-torcedora.mp4[/KGVID]

Veja também

MAG divulga informações sobre os currais do Garantido realizados em Manaus

Há 1 dia - Cidade

Já está disponível o portfólio do 1º Curral do Garantido que acontece neste sábado (30), no Sambódromo de Manaus, a...

Azul dobra oferta de assentos para o Festival de Parintins 2024

Há 1 dia - Cidade

Entre 26 de junho e 2 de julho, a Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos...

MPAM ajuíza ações civis contra associações de Garantido e Caprichoso por irregularidades nos ‘Currais’ dos bumbás

Há 2 dias - Geral

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Parintins, ajuizou Ações Civis Públicas (ACPs),...

Amazonas mapeia demandas para fortalecer CT&I e fazer propostas ao Governo Federal

Há 2 dias - Cidade

O Governo do Amazonas está liderando os debates e o mapeamento de necessidades dos setores científico, tecnológico e de inovação,...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *