Tio Patinhas, segundo maior traficante do Comando Vermelho, é preso em Pernambuco

Tio Patinhas está foragido da Justiça e hoje é considerado o homem braço forte de Mano G

Tio Patinhas foi preso em ação conjunta da PM de Pernambuco e SSP do Amazonas, em apartamento de luxo.

Perigoso e o segundo narcotraficante abaixo de Gelson Carnaúba, o Mano G, o conhecido Tio Patinhas, Clemilson dos Santos Farias, 38, foi preso em Pernambuco, em Jaboatão dos Guararapes, numa ação integrada da Polícia Militar de PE e da inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), com a Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop).

Tio Patinhas foi capturado em um apartamento de luxo em Barra de Jangada. Atual chefe do Comando Vermelho (CV), ele é o dono de uma metralhadora .30 de uso exclusivo das Forças Armadas apreendida durante a Operação Banzeiro, este ano, em Manaus.

Controle contra FDN

Clemilson era o responsável por assumir o controle das áreas de tráfico na disputa com a facção criminosa Família do Norte (FDN), do narcotraficante João Pinto Carioca, o João Branco, e de José Roberto, o Zé Roberto da Compensa.

Nascido em 10 de maio de 1978, Tio Patinhas é natural de Novo Airão e responde a três processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), um por tráfico, uma por roubo e uma de pena restritiva de liberdade. Clemilson está foragido desde 2015.

Metralhadora

Em fotos obtidas pelo Portal Marcos Santos, Clemilson aparece posando ao lado da metralhadora apreendida. A arma foi um dos alvos da Operação Banzeiro, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop).

Sítio que seria de propriedade de “Tio Patinhas”, onde ele foi preso em 2015

Em 2015

Com 15 bananas de dinamites, 1 fuzil, drogas e uma escopeta calibre 12, “Tio Patinhas” foi preso em maio de 2015, num sítio no ramal do Pau Rosa, KM 21 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

O sítio em que foram encontrados os materiais servia como base para o grupo de criminosos formado por Erivelton da Silva Medeiros, 19, Rodrigo Alves Gaia, 21, Thiago Alves Abrantes, 23, Darlisson de Souza Durães, 26, Denis de Souza Matos, 26, Bruno Nogueira Barbosa, 27 e Clemilson, considerado na época o braço armado do narcotraficante João Pinto Carioca, o João Branco.

Conforme as investigações, o sítio, uma propriedade avaliada em torno de R$ 1 milhão, pertencia a Clemilson, de acordo com equipes da Narcóticos (Denarc) e de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Os presos no sítio seriam integrantes de um grupo especializado em extermínio, recebendo ordem de João Branco, e sendo responsáveis por uma série de homicídios.

Polícia ainda procura suspeitos de envolvimento na chacina no campo do Compensão, que terminou com seis mortes. Crime tem ligação entre disputa pelo comando do tráfico entre Mano G e Zé Roberto, da FDN. Foto: Arquivo

Em mais um episódio da disputa pelo comando do tráfico de drogas, envolvendo homens ligados aos líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN), ocorreu no Carnaval, com a tentativa de invasão da chamada bocada do “Tio Patinhas”.

Fuzil

A polícia registrou tiros, inclusive de fuzil, na bocada do “Tio Patinhas”, no Mutirão, na zona Norte, nas proximidades da Pemaza. Ninguém foi preso ou ficou ferido.

O operador de Mano G, que já foi preso com cinco pistolas, um fuzil e bananas de dinamite, está em liberdade. Mora fora de Manaus e, usando o WhatsApp, dá as ordens para o grupo de Carnaúba. Ele foi citado como um dos envolvidos na chacina da Compensa, ocorrida em dezembro do ano passado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *