Obra da Avenida das Flores avança na Zona Norte. Trânsito da área continua alterado

A primeira etapa da obra da Avenida das Flores também continua recebendo os serviços de finalização das paredes e piso. Foto: Divulgação

Com 60% executada, a obra de construção da passagem de nível sob a avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova 1, zona norte de Manaus, encontra-se na segunda etapa de execução da trincheira. Ela já recebeu as vigas longarinas e estão sendo lançadas as pré-lajes para montar a armação da laje e, posteriormente, providenciar a concretagem, seguida do acabamento.

A primeira etapa também continua recebendo os serviços de finalização das paredes e piso. A obra, construída pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), interligará vários pontos da cidade e otimizará o desenvolvimento da mobilidade urbana da região metropolitana de Manaus.

Devido à construção da trincheira, permanece o desvio no tráfego de veículos nos dois sentidos da avenida Noel Nutels, que vigora desde o dia 8 de dezembro de 2017. A entrega dessa  obra está prevista para o segundo semestre de 2018.

Quando estiverem prontas, as trincheiras sob as avenidas Timbiras e Noel Nutels darão lugar às passagens de nível que interligarão a Avenida das Torres (trecho 1) à Avenida das Flores. Ou seja, o trecho que vai da avenida Timbiras em direção à rua Curió (trecho 2), na Cidade Nova I, com os demais: o trecho 3, entre a rua Curió e o igarapé do Passarinho, com 1,7 quilômetro; e o 4, que vai do conjunto Galileia até a AM-010 (Manaus-Itacoatiara).

O trecho 3, no conjunto Galileia, zona norte, também recebe celeridade na construção da passagem de nível da rua S. No local, está sendo executada a perfuração das estacas raiz, que servirão de fundação. Ou seja, de base para as trincheiras.

A construção desta passagem de nível é de suma importância para os moradores, comércio local e fluxo de veículos uma vez que, pelo projeto original, a rua deixaria de existir, pois seria interrompida, definitivamente, com a construção da Avenida das Flores, segundo informou a Seinfra.

Preocupado com a questão da mobilidade e atendendo às solicitações dos moradores e comerciantes daquela localidade, o governador Amazonino Mendes determinou a alteração do projeto original da Avenida das Flores, no trecho onde acontece a intercessão entre as duas vias, com a construção dessa passagem de nível. A previsão de duração dessa interdição é de 120 dias. 

 

Trânsito da área continua alterado

Devido à obra, o trânsito no local permanece alterado. Com a interdição da rua S, o condutor que está na rua Curaçao deverá seguir até a avenida do Passarinho e dobrar à esquerda na avenida Sumaúma (vide mapa). Mais adiante, à esquerda, precisará entrar na rua S. O local está sinalizado com placas de orientação que informam os trechos interditados e os desvios de itinerário.

E no trecho 4 continuam sendo construídas as paradas padronizadas do corredor de ônibus da Avenida das Flores. Além disso, os serviços de drenagens estão em fase de acabamento. Este trecho está localizado entre o igarapé do Passarinho até a AM-010 e a previsão é que sejam construídas 28 paradas em todo o corredor de ônibus, sendo 20 no trecho 4, seis no trecho 3, e duas no trecho 2 da Avenida das Flores.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Oswaldo Said, reforçou que a conclusão da construção da Avenida das Flores é prioridade para o novo governo, bem como de suma importância para otimizar a mobilidade urbana na cidade de Manaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *