Cetam e UEA lançam programa de incentivo à inovação no Amazonas

Foto: Divulgação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançaram, na noite de terça-feira  (15), o Programa Piloto de Empreendedorismo com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores no Amazonas.

O novo programa foi lançado na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat-UEA) e contou com a participação do vice-reitor da UEA, Cleto Leal, do diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto, da diretora da Agência de Inovação da UEA  (Agin), Kátia Meirielle, além de professores e alunos engajados na área de inovação.

Ao aderir a proposta, a UEA quer estimular, em sua comunidade acadêmica, a criação de novas startups que serão sediadas nas incubadoras, através da Agência de Inovação (Agin-UEA).

“Temos uma perspectiva que cada escola da UEA tenha startups ou um espaço colaborativo para gerar novas ideias e formar uma geração futura de empregadores, de economia sustentável e, claro, a inclusão social. Assim, a UEA além de formar e educar, contribui para a geração econômica e para o desenvolvimento do Amazonas”, destacou a diretora da Agência de Inovação da UEA  (Agin), Kátia Meirielle.

O vice-reitor da UEA, Cleto Leal, salientou da importância que parceria com o Cetam também será levada para as unidades da UEA no interior do Amazonas. “Já viajei bastante e vi o quanto a população do interior se ressente de oportunidades e  desenvolvimento. Entretanto, o Cetam é uma dessas forças atuantes para a transformação com o fomento da educação e nossa sociedade só tem a ganhar com a parceria entre UEA, por meio da Agin e o Cetam”, elencou.

O diretor-presidente do Cetam destaca que esse é o início de um novo momento para a geração de negócios no Amazonas. “O objetivo do Governo do Estado é alavancar uma nova geração de empreendedores que desenvolvem soluções inovadoras e entendemos que é fundamental investir em programas de apoio para impulsionar negócios  com potencial de estimular o desenvolvimento do Estado”, enfatizou José Augusto.

Na UEA, o Cetam vai oferecer cursos na área de empreendedorismo para a comunidade acadêmica da universidade, na capital e no interior. Além das unidades da UEA da capital, os cursos de qualificação atenderão, com aulas presenciais, 18 municípios do interior.

Curso – No dia 21 de maio será dado início ao programa, por meio dos cursos Noções de Empreendedorismo e Introdução à Modelagem de Negócios. Os cursos focam na inovação e empreendedorismo,  desenvolvimento profissional, acesso ao mercado, geração de startups e desenvolvimento social e econômico da região.

No primeiro momento, o programa oferecerá qualificação para os alunos da capital e dos municípios satélites (Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo).

Em uma segunda etapa, serão atendidos os municípios de Lábrea, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Boca do Acre, Manicoré, Ipixuna, Coari, Carauari, Nova Olinda do Norte, Humaitá, Novo Aripuanã e Eirunepé.

Outras parcerias

Desde o mês de janeiro, o Cetam tem promovido encontros com incubadoras em Manaus, para firmar parcerias, no sentido de estimular o crescimento de negócios inovadores no Estado. Além da UEA, foram realizadas reuniões com a Incubadora da UniNorte, Incubadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Comunidade Jaraqui Valley, que devem receber, em breve, capacitações.

Veja também
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *