FDN pagou para engrossar manifestação pela volta de Zé Roberto e João Branco

Setores da inteligência identificaram que parte do grupo mobilizado para manifestação pedindo por líderes de facções foi cooptada financeiramente. Foto: David Batista/ PMS

Setores da Inteligência da Segurança Pública (SSP-AM) identificaram que parte do grupo que esteve na manifestação pedindo o retorno de narcotraficantes ligados à facção criminosa Família do Norte (FDN) para a capital amazonense, na última quarta-feira (10), foram assediados com ajuda financeira para comparecer na mobilização.

Ainda sem detalhes, para não atrapalhar a investigação, a polícia está ouvindo pessoas envolvidas no episódio e apurando responsabilidades.

Os manifestantes levaram vários cartazes pedindo que os réus João Pinto Carioca, o João Branco, e José Roberto Fernandes Barbosa, o Roberto da Compensa, voltem para Manaus para cumprir suas respectivas penas. Eles ocuparam a frente do Fórum de Justiça Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona Sul.

Assediados

De acordo com o tenente-coronel Bruno Azevedo, coordenador de operações da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), o serviço de inteligência identificou que parte dos manifestantes foi assediada pela facção criminosa para participar da manifestação.
“Parte daquelas pessoas recebeu ajuda financeira para estar lá. Aquilo é um contrassenso. A determinação do secretário de Segurança foi para aumentar a sensação de segurança da população, com a presença forte e ostensiva da polícia. Isso não vai parar por aqui”, afirmou.

Resultado

Quatro homens foram presos e dois adolescentes apreendidos no bairro Santa Etelvina, nas últimas 48 horas, após a SSP-AM determinar uma operação na área, com foco no residencial Viver Melhor. Durante o manifesto foi identificado que vários participantes pegaram ônibus de origem no Santa Etelvina.

Além de prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, a ação de reforço da Polícia Militar, Polícia Civil e Seaop apreendeu cerca de 1 quilo de oxi, 148 trouxinhas entre maconha e cocaína, uma motocicleta e um revólver calibre 38 com numeração suprimida.

Prisões

Foi preso Manoel Gemaque Cardoso. Ele estava com uma motocicleta com restrição de roubo e placa adulterada, de acordo com o delegado do 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Paulo Benelli. O delegado destacou a participação dos moradores no auxílio ao trabalho que vem sendo feito na zona Norte. “Agradecemos à população que tem colaborado com o trabalho da polícia”, afirmou.

A segunda prisão ocorreu na noite de quarta-feira, por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Sérgio Roberto Corvelo, 34, estava com cerca de 1 kg de 0xi, na avenida 7 de Maio, e uma arma de fogo.

Corvelo é irmão de um infrator, chamado de “Romarinho”, que é conhecido por comandar o comércio irregular de drogas na região do Viver Melhor. “Romarinho” cumpre pena no Ipat.

Foragido

Na manhã desta quinta-feira, policiais da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) prenderam Phelipe Italo Alves de Almeida. Ele estava foragido do sistema prisional desde setembro do ano passado.

Já na tarde desta quinta-feira, policiais da Seaop, em conjunto com uma equipe da 26ª Cicom e do 26º DIP, prenderam Francirney Oliveira Nascimento, de 24 anos, e apreenderam a namorada dele, uma adolescente de 17 anos.

Denúncias

Denúncias anônimas, recebidas através do telefone 181, ajudaram os policiais a chegar aos infratores. Com eles, a polícia encontrou drogas, relógios e celulares. A polícia encontrou 91 trouxinhas de maconha skunk, 40 trouxinhas supostamente de cocaína, 17 trouxinhas supostamente de oxi, além de R$ 94,70 em espécie, quatro relógios, dois cordões e três celulares.

Também foi apreendido um adolescente de 15 anos, que estava com drogas e cerca de R$ 60 em espécie. Segundo o capitão Bruno Pereira, comandante da 26ª Cicom, a apreensão de entorpecentes só não foi maior porque a presença ostensiva da polícia inibiu a ação de traficantes desde o início da operação no Santa Etelvina.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *