Trio envolvido em roubo na Marina do Davi é preso. Eles agiam com violência contra vítimas

Segundo a polícia, trio agiu com agressividade contra passageiros e vítimas de lancha onde ocorreu o crime, em fevereiro deste ano. Foto: Erlon Rodrigues/ PC-AM

Éden Silva de Pinho, 23; Henrique Pinheiro Germano, 19, e Railson da Silva Marques, 23, foram detidos em cumprimento a mandados de prisão preventiva por roubo majorado. Eles são acusados de envolvimento em roubo a passageiros de uma lancha na Marina do Davi, ocorrido no dia 9 de fevereiro deste ano.

O trio foi apresentado nesta terça-feira (8), durante coletiva de imprensa. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), sob o comando do delegado titular Adriano Felix.

Falsos passageiros

O delegado explicou que no dia da ação criminosa, por volta das 17h, os três infratores, acompanhados de um adolescente de 16 anos, que está sendo procurado pela polícia, teriam se passado por passageiros, entraram em uma embarcação onde estavam 40 pessoas e, logo após a saída do barco da Marina do Davi, anunciaram o roubo.

Na ocasião, em posse de uma escopeta calibre 12 e de uma arma de fogo calibre 28, abordaram as vítimas e subtraíram mais de 15 aparelhos celulares e cerca de R$ 1 mil dos passageiros.

Câmeras de segurança

“As investigações foram iniciadas após os donos algumas vítimas comparecerem na delegacia no mês de fevereiro para formalizarem a ocorrência. Ao longo das diligências, conseguimos identificar os infratores a partir do recebimento de imagens das câmeras de vigilâncias do local, que mostravam as feições dos elementos envolvidos no crime”, explicou o titular da Derfd.

Hoje, por volta das 6h, a equipe conseguiu efetuar as prisões dos três elementos em pontos distintos da invasão conhecida como Cidade das Luzes, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus

Agressividade

Felix ressaltou que durante a ação os infratores foram agressivos. Eles chegaram, também, a jogar no rio alguns pertences das vítimas que não teriam utilidade para eles, como documentos, por exemplo.

Após o roubo, os infratores exigiram que o comandante da embarcação fosse para a Marina da Margem e, de lá, empreenderam fuga.

Mentor

Éden foi quem arquitetou toda a ação, pois já foi funcionário da Marina do Davi em 2015, onde atuava como comandante de embarcação na época.

“Ele sabia como funcionava todo o procedimento do lugar, então ele chamou os outros três infratores para participarem do crime. Éden também já foi preso no dia 27 de fevereiro deste ano, pela Polícia Militar, após um roubo a ônibus e, posteriormente, foi liberado em audiência de custódia. Então a Polícia Militar conseguiu apreender as armas de fogo que já haviam sido usadas no roubo dia 9 daquele mesmo mês”, argumentou.

Os mandados de prisão preventiva em nome de Éden, Henrique e Railson foram expedidos no dia 3 de maio deste ano, pelo juiz Glen Hudson Paulain Machado, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Manaus.

Após serem conduzidos à delegacia, foi constatado, durante consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que Éder possui passagem por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Já Railson possui passagem pela polícia por sequestro.

Indiciamento

Éden, Henrique e Railson foram indiciados por roubo majorado e corrupção de menores. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfd, o trio será conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá permanecer à disposição da Justiça.

Em depoimento, os infratores confessaram a autoria do roubo. Eles argumentaram que comercializaram os celulares roubados no bairro Centro, zona sul da capital.

“A Derfd iniciará as investigações para identificar esses receptadores, que estão dando margem a esses infratores por comparem os objetos roubados”, concluiu a autoridade policial.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *