Sai nova portaria do Inmetro estendendo os poderes de Márcio André sobre o Ipem-AM

Sai nova portaria do Inmetro

Sai nova portaria do Inmetro, assinada pelo presidente Carlos Augusto (barba branca), diminuindo os poderes do presidente do Ipem-AM nomeado por Amazonino

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) emitiu nova portaria, nesta segunda (07/04). O ex-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Márcio André, todavia, teve poderes ampliados. Márcio foi nomeado, em 27/04, assessor especial da presidência do Inmetro.

Márcio André, que já está despachando no Ipem-AM, outrossim, havia recebido o encargo de ordenador de despesas no órgão. Agora também é o responsável pelas ações técnicas e administrativas. Jorge Augusto Carneiro dos Santos, presidente nomeado por Amazonino, se torna, assim, espécie de rainha da Inglaterra. O Inmetro é proprietário de todas as instalações físicas do Ipem-AM e paga os salários de 150 funcionários.

O Governo do Amazonas, entretanto, mantinha o poder político no Ipem-AM, através de um convênio. O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, afirma que o governador Amazonino Mendes autorizou um desmonte no Ipem-AM. “Manter o planejamento é cláusula pétrea do convênio”, disse, contudo, em entrevista exclusiva ao Portal do Marcos Santos.

Carlos Augusto esclareceu que as dez unidades do Ipem-AM no interior e dois barcos-laboratórios custaram mais de R$ 10 milhões. “Não podemos jogar esse investimento no lixo”, afirma, ademais.

 

Política

A questão é política.

Amazonino está tirando da administração estadual todos que considera ligados ao senador Omar Aziz. Este será adversário dele na tentativa de reeleição para o Governo do Estado. Márcio André, entretanto, foi defendido pelo presidente do Inmetro, que não conseguiu falar com o governador. Até o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Marcos Jorge de Lima, ligou pedindo que fosse mantido. Amazonino não só o demitiu, contudo, quanto mandou “desmontar” tudo que tivesse feito. Daí a intervenção branca do Inmetro.

Márcio André Brito é funcionário de carreira do Ipem-AM. Entrou como estagiário e depois se tornou efetivo. Tem 20 anos de casa. Foi presidente nos últimos sete anos.

Veja a portaria publicada nesta segunda (07/04) pelo Inmetro:Sai nova portaria do Inmetro

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *