Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Equipe de Saúde vai levantar casos de tuberculose e hanseníase em aldeias indígenas

Foto: Divulgação

Prefeitura de Manaus inicia nesta terça-feira, 8/5, o inquérito para busca ativa de casos suspeitos de tuberculose e hanseníase nas aldeias indígenas localizadas da calha do rio Cueiras, zona rural ribeirinha de Manaus. A ação é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Distrito de Saúde Indígena (DSEI – Manaus), para a detecção precoce de doenças entre a população indígena.

Uma equipe de saúde da Semsa visitará, durante quatro dias, seis aldeias da calha do rio Cueiras, realizando a coleta de material para a realização do exame de escarro em pacientes sintomáticos respiratórios – pessoa com tosse por três semanas ou mais, e identificando casos de infecção latente em pessoas que em algum momento da vida tiveram contato com pacientes com tuberculose. Também haverá a oferta de exame dermatológico para detecção precoce de casos de hanseníase.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, o inquérito faz parte do Projeto de Enfrentamento da Tuberculose em Municípios Estratégicos, do Ministério da Saúde, iniciado em 2014 em Manaus, e que tem como objetivo apoiar ações inovadoras para o controle da doença em populações vulneráveis, que são aquelas que apresentam maior risco de adoecimento, comparado com a população em geral.

“O inquérito faz parte do trabalho de prevenção que a Prefeitura de Manaus desenvolve, principalmente no cuidado da saúde dos grupos de pessoas que apresentam maior risco para desenvolver doenças ou complicações, como é o caso dos indígenas, das pessoas privadas de liberdade, aquelas que vivem com HIV/Aids ou que estão em situação de rua”, explica Marcelo Magaldi, informando que o trabalho de busca ativa para casos de hanseníase foi inserido no projeto no ano passado.

A execução das ações do inquérito será feita por profissionais do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), com a participação de um médico dermatologista, enfermeiro, técnicos de vigilância e de enfermagem, além da participação da equipe de saúde do DSEI – Manaus.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeira Dinah Carvalho Cordeiro, o material coletado para o exame de escarro será encaminhado para os laboratórios distritais da Semsa, que irão realizar o teste rápido molecular para definição do diagnóstico. “O resultado dos exames será repassado ao DSEI para o tratamento e acompanhamento dos pacientes”, esclarece a enfermeira.

O mesmo trabalho, informa Dinah Cordeiro, é realizado em comunidades indígenas da calha do rio Tarumã Açu. Desde 2014, o inquérito já realizou 109 exames para tuberculose em pacientes sintomáticos respiratórios e mais 74 em pessoas com contato de casos suspeitos. Não houve diagnóstico de casos positivos para tuberculose.

“E o inquérito é uma forma de ampliar ainda mais o acesso da população às ações de controle da tuberculose, quebrando a cadeia de transmissão e, assim, evitando o adoecimento”, afirma Dinah Cordeiro.

Hanseníase

Em relação às ações para a detecção de casos de hanseníase, no ano de 2017 foram realizados 91 exames dermatológicos em áreas do rio Tarumã–Açu, sem identificação de casos positivos para a doença entre a população indígena, mas foram detectadas e tratadas outras dermatoses.

“O trabalho realizado durante o inquérito também é uma oportunidade para que a Semsa faça uma avaliação da real situação da doença entre essa população específica”, afirma a chefe do Núcleo Controle da Hanseníase da Semsa, enfermeira Eunice Jacome.

Veja também

Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (P...
Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária tem 53 organizações sociais aptas O Edital de Credenciamento ajuda a mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus. Foto: Karla Vieira/Divulgação A lista definitiva com os nomes das organizações sociais aptas ao Edital de Credenciamento, do Fundo Manaus Solidária, foi publicada no Diár...
Corpo de turista é encontrado dentro de caverna no AM Foto: Reprodução Após 14 dias de intensas buscas pelo corpo da turista que caiu em caverna depois de tentar tirar uma selfie em local de risco,  na Cachoeira do Santuário, em Presidente Figueiredo,  a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou o corpo na ...
Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 72 milhões Foto: Reprodução Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.061 da Mega-Sena, realizado sábado (210/07) pela Caixa. Os números sorteados foram: 33 - 36 - 40 - 44 - 45 - 54. O prêmio está estimado para R$ 72 milhões no próximo sor...
Eleições presidenciais já têm quatro candidatos confirmados Ciro Gomes, com a neta no colo, confirmou candidatura a Presidente da República. Foto: Divulgação Nos primeiros três dias de convenções nacionais, quatro candidatos a presidente da República foram confirmados pelos partidos políticos: Ciro Gomes (PDT), Paulo Rabello de C...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook