Novo presidente e vice do TRE-AM tomam posse dos cargos

Os desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Aristóteles Lima Thury foram empossados nos cargos de Presidente e Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), respectivamente, na manhã desta sexta-feira, dia 04. A solenidade foi no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no edifício anexo ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Em seu discurso, o desembargador João Simões, novo presidente do TRE-AM pelo biênio 2018/2020, destacou a ‘gestão compartilhada’ dos últimos dois anos, ao lado do desembargador Yedo Simões, e o desafio de realizar as eleições deste ano.

“Minha jornada na presidência desta Casa é iniciada com dois sentimentos: a felicidade e o entusiasmo. A felicidade de quem concluiu um frutífero biênio à frente da Corregedoria Regional Eleitoral e o entusiasmo de quem pretende contribuir para que mais uma eleição limpa seja entregue ao povo amazonense. Vamos ao trabalho!”, afirmou.

 

Currículos

O desembargador João Simões é Bacharel em Direito pela Universidade do Amazonas, com especialização em Direito Privado, certificado pela Universidade Federal Amazonas em 1982.

É pós-graduado em Direito Processual, pela Fundação Getúlio Vargas em (1999), com intercâmbio de Atualização em Direito, Programa de Aperfeiçoamento Judicial Campus da Universidade de Roma – Tor Vergata em outubro de 2012.

Exerceu de 2017 a 2018 o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas

O desembargador Aristóteles Lima Thury é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1976) e pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Fundação Universidade do Amazonas (2000).

Tomou posse no cargo de juiz de Direito em 1980, atuando em comarcas do interior do Estado. Em 1991 foi promovido a juiz da capital.

Em 2002 foi admitido membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral como Juiz de Direito da classe dos magistrados, onde permaneceu por quatro anos.  Foi, ainda, membro do órgão colegiado do Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas – PROVITA/AM. Em 2005, assumiu como 1º Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/AM.

Em 2008, foi eleito, pelo critério de merecimento, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Um ano mais tarde, assumiu a Presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Amazonas (AMAZON), sendo reeleito para o cargo em 2011.

Em 2010 foi designado membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral como Substituto da classe dos Magistrados (Desembargador), onde permaneceu por um período de quatro anos.

Foi presidente da comissão que coordenou o concurso público do TJAM, em 2012.

Assumiu, em 2014, a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, permanecendo na função até assumir o cargo de Corregedor-Geral de Justiça, em 4 de julho de 2016, para o biênio que se encerra em 2018.

O desembargador Thury também traz em seu currículo a experiência de coordenar os Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital e do Interior, função para o qual foi designado em 2015.

Ao longo de sua carreira de magistrado, também lecionou as disciplinas de Direito Penal e Processual Penal em diversas Faculdades do Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *