Segunda-feira, 18 de junho de 2018

Vacinação: Crianças de 6 meses a 5 anos podem receber a ‘dose de campanha’ até sexta

Foto: Divulgação

Os pais e responsáveis que por alguma razão não tenham conseguido levar as crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias para vacinar no Dia “D” contra o sarampo, realizado neste sábado (14), não precisam ficar preocupados. A campanha da Prefeitura de Manaus foi prorrogada até a próxima sexta-feira (20), nas 183 salas de vacinação da rede pública de saúde.

Todas as crianças dessa faixa etária devem receber a chamada “dose de campanha”, mesmo que estejam com o cartão de vacinas atualizado. A exceção é para o caso de crianças que tenham recebido o imunobiológico há menos de 30 dias.

“Montamos 500 postos em toda a cidade, para facilitar o acesso das famílias, mas nossas unidades de saúde estarão recebendo as crianças dessa faixa etária até a próxima sexta-feira para essa dose da vacina. Vamos continuar trabalhando para eliminar o sarampo de nossa cidade”, orienta o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O secretário enfatiza que é imprescindível que as crianças nessa faixa etária recebam essa dose porque o 5º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo em Manaus, divulgado no último dia 10 de abril, pela Sala de Situação de Vigilância de Saúde, indica que 71% dos casos suspeitos da doença estão concentrados em crianças de até cinco anos de idade.

Do total de 183 casos notificados em Manaus, o Informe aponta que 16 estão na faixa etária de um a cinco meses de idade e 114 em crianças de seis meses a cinco anos, razão pela qual as ações de prevenção direcionadas para essa faixa etária foram priorizadas.

Dia “D”

A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é mais uma estratégia para conter o avanço do sarampo em Manaus. O início das atividades foi acompanhado pelo vice-prefeito Marcos Rotta, que destacou que a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Semsa, tem resultados muito positivos nas campanhas de vacinação. Prova disso é o reconhecimento, em nível nacional, pelo Ministério da Saúde (MS).

O vice-prefeito, enfatizando a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, conclamou a população a unir forças com a prefeitura para que a ameaça do sarampo seja eliminada. “É questão de saúde pública e todos devem contribuir. Não basta o poder público oferecer a vacina, é preciso levar as crianças às unidades”, disse.

As equipes de todos os Distritos de Saúde foram mobilizadas para garantir que os pequenos recebessem a vacina. Em apenas nove horas, foram vacinadas 65.534 crianças na faixa etária prioritária. Até nos locais mais distantes, os técnicos da Semsa foram em busca dos pequenos para vacinar. Todos envolvidos na guerra contra o sarampo em Manaus.

Veja também

UnATI realiza Arraial para a Terceira Idade em clima de Copa do Mundo Foto: Divulgação A Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI/UEA) realiza seu arraial junino para seus alunos e a comunidade da terceira idade. O arraial é aberto ao público e será realizado nesta quinta-feira (21), a partir das 17h...
Governo do Amazonas entrega títulos definitivos para moradores do Nossa Senhora de Fátima Foto: Divulgação O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Política Fundiária (SPF), está entregando 185 títulos definitivos de terras para moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima. A entrega começou hoje (18) e vai até terça-feira (19/06), das 9h às 15h, no Inst...
10ª Mostra de Teatro da UEA reúne espetáculo, oficinas e performances gratuitas Foto: Divulgação Incentivar aos alunos ao contato com público e o processo de gestão e produção de um espetáculo. Esses são os objetivos da 10ª Mostra de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento inicia nesta segunda-feira (18) e segue até a próxima segu...
Atendimento agendado no Disk 129 da DPE encerra filas para moradores da zona Leste Ao completar um mês de funcionamento, no dia 16 de junho, mais 48 encaminhamentos foram realizados, totalizando 2.430 pessoas atendidas. Foto: Divulgação Atendimento com dia e horário marcados pelo Disk-129 e realizado com sucesso na unidade da Defensoria Pública do Estado...
PSG oferece R$ 1,3 bilhão por CR7. Veja o carinho dele por fã criança e memes de Neymar, após estrei... PSG oferece R$ 1,3 bilhão por CR7, para tirá-lo do Real Madrid. Enquanto craque brilha na Copa, brasileiros criticam estreia de Neymar "Faça sua parte que o universo conspira a seu favor". Cristiano Ronaldo, o CR7, foi o único dos grandes craques que brilhou, até aqui, n...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook