Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Tentativa de fuga em massa deixa 21 mortos em presídio de Belém. Grupo armado tentou invadir prisão

Tentativa de fuga em massa terminou com 21 mortes no complexo de Santa Izabel. Pavilhão onde ocorreram mortes está superlotado. Fotos: Divulgação

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará confirmou, na tarde desta terça-feira (10), que houve uma “tentativa de fuga em massa” de presos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), no Complexo Prisional de Santa Izabel, região metropolitana de Belém. A tentativa de fuga resultou na morte de 21 pessoas.

Grupo fortemente armado

Segundo informações oficiais, um grupo externo fortemente armado invadiu o complexo e usou explosivos em um dos muros do pavilhão C, para facilitar a fuga. Do lado de dentro, parte dos detentos também estaria portando armas. Houve intensa troca de tiros entre o grupo armado, os presos e o Batalhão Penitenciário.

Até agora, foi confirmada a morte do agente penitenciário Guardiano Santana, de 57 anos. Os outros 20 mortos, entre detentos e integrantes do grupo que tentou fazer o resgate dos presos, não tiveram a identidade divulgada.

Três agentes de segurança também ficaram feridos e foram hospitalizados, mas o estado de saúde deles é considerado estável, segundo a Segup. Um quarto agente, também ferido, já foi liberado após atendimento médico.

Recontagem

A Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar deslocou efetivo tático para reforçar a segurança do complexo. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) ainda não confirma se houve fuga de presos na ação.

A recontagem de detentos e uma revista nas dependências estão sendo realizadas na unidade. Autoridades também realizam buscas aos que atuaram na tentativa de resgate.

A Segup informa ainda que já começaram investigações para apurar que grupos agiram neste episódio e como ocorreu a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias em que ocorreram as trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos.

A secretaria confirmou ainda a apreensão de armas que estavam com o bando que tentou invadir o complexo, incluindo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres.

Superlotação

A unidade onde ocorreu a tentativa de fuga nesta terça, o CRPP III, está superlotada. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), estão presos no local um total de 605 detentos, mas a capacidade do setor é de 432 internos.

O complexo penitenciário de Santa Izabel possui, ao todo, nove unidades e abriga cerca de 6 mil presos.  A situação nas outras unidades está normalizada, garantiu o governo estadual.

Mais mortes

O episódio desta terça no complexo prisional de Santa Izabel ocorre um dia depois do assassinato de 11 pessoas em diferentes bairros da Grande Belém. Os crimes podem estar relacionados com o assassinato de dois policiais militares ocorridos na noite de domingo (8) e ontem (9) pela manhã.

Desde o início do ano, 16 policiais foram assassinados na região metropolitana da capital. Por causa da violência, o comando do Sistema de Segurança Pública do Pará montou uma sala de situação no Centro Integrado de Operações (Ciop), em Belém, para investigar as mortes.

Veja também

Homem que estuprou mulher grávida é preso pela polícia. Ele estava escondido no Pará Foto: Divulgação Márcio Romero do Nascimento Silva, de 30 anos, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (13), pela Policia Civil do Amazonas, como sendo o autor do estupro que vitimou uma mulher de 34 anos, grávida de 3 meses. A apresentação foi feita 6º Distrito Inte...
SSP-AM convoca mais 24 aprovados em concurso público Apresentação dos exames admissionais na Junta Médica Pericial da SSP, situada na sede Delegacia Geral da Polícia Civil, começa nesta segunda, dia 9. Foto: Arquivo A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está convocando 24 aprovados no concurso público real...
Para STF, guardas municipais podem portar armas de fogo no trabalho e na folga O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu que integrantes de todas as guardas podem portar arma de fogo no trabalho e de folga. Foto Antonio Cruz / Agência Brasil O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu que ...
Balanço do primeiro dia de festa: sem ocorrências de grande porte na segurança Fotos: Lana Honorato/ PC-AM Durante o primeiro dia do 53º Festival Folclórico de Parintins (distante 365 quilômetros de Manaus), a Polícia Civil do Amazonas registrou dois flagrantes na 3ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) e apenas um Boletim de Ocorrência (BO) no po...
Servidores do sistema prisional fazem curso de escolta armada promovido pelo Depen Foto: Divulgação Instrutores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) estão em Manaus para promover o curso de escolta armada nível básico para servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Amazonas. O curso teve conclusão nesta sex...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook