Sucuri de seis metros mata jacaré no Itaporanga, Ponta Negra, e é resgatada pelo Ipaam. Veja fotos e vídeos

Sucuri de seis metros mata jacaré no Itaporanga, Ponta Negra

Sucuri de seis metros mata jacaré no Itaporanga, Ponta Negra, e depois é resgatada por funcionários especializados do Ipaam

Os moradores do conjunto Itaporanga, localizado na avenida do Turismo, na Ponta Negra, presenciaram aventura inusitada. Uma cobra sucuri adulta (veja curiosidades), com seis metros de comprimento, asfixiou e matou um jacaré com um metro e meio. Isso aconteceu na terça-feira (03/04). Uma equipe de resgate da Gerência de Fauna (Gfau) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) resgatou a serpente.

O igarapé, que nasce na área de preservação do aeroporto Eduardo Gomes, margeia diversos condomínios da Ponta Negra. Jardim Europa, Piazza Dell’Acqua, Itaporanga e Ponta Negra ficam antes da avenida do Turismo. O curso d’água serpenteia também entre os prédios de frente para o calçadão e outros afastados, como o Ilhas Gregas. Depois deságua no rio Negro.

 

Cachorro

A sucuri havia sido avistada, dias antes, na parte do igarapé cercada pelo condomínio e que atravessa o Itaporanga. Há uma expressiva mata preservada no local. “Nessa área é comum o aparecimento de jacarés. A cobra apareceu e sumiu um cachorro. Depois, ela foi vista matando um jacaré e pedimos ajuda do Ipaam”, disse um morador.

Os moradores acompanharam todo o trabalho dos funcionários da Gfau e ajudaram a conduzir a cobra até um carro. O desafio inicial foi impedir que a cobra retornasse para o buraco que lhe servia de esconderijo. Quando ocorreu a captura, pelo pessoal especializado, foram necessárias cinco pessoas para conduzi-la. Dali ela foi levada “para lugar adequado”, segundo a assessoria do Ipaam, e solta.

Sucuri de seis metros mata jacaré no Itaporanga, Ponta Negra

Momento da soltura da cobra

A história circulou no grupo de WhatsApp dos moradores do residencial. Havia uma preocupação grande com a situação do jacaré, mas o réptil não resistiu e morreu.

De acordo com o gerente da Gfau, biólogo Marcelo Garcia, moradores relataram o desaparecimento de um cachorro nas últimas semanas. Eles acreditam que a sucuri o tenha matado, assim como aconteceu com o jacaré.

Veja os vídeos da captura:

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Resgate-de-cobra-no-Itaporanga.mp4[/KGVID]

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Resgate-de-cobra-no-Itaporanga-1.mp4[/KGVID]

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/04/cobra-resgatada-no-Itaporanga.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *