Artesanato amazonense é sucesso no 10º Salão do Artesanato de Brasília

Artesãos de vários municípios do Amazonas estão participando do 10º Salão de Artesanato de Brasília. Foto: Claudia Monteiro/Divulgação

O artesanato amazonense é destaque no 10º Salão do Artesanato de Brasília, que foi aberto ontem (04) e vai até domingo (08), na Capital Federal. Artesãos de vários municípios do Amazonas participam da exposição, que reúne artistas de todas as regiões do Brasil.
Apenas no primeiro dia de vendas foram comercializados mais de R$ 9 mil em produtos com o selo “Produzido no Amazonas”. A viagem dos artesãos amazonenses a Brasília é promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab-AM).
O grupo reúne sete artesãs dos municípios de Manaus, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Benjamin Constant. Entre os produtos em exposição estão artigos em madeira, fibras, sementes e penas, além de alimentos produzidos com frutas típicas do Amazonas.

Temática indígena

O secretário da Setrab, William Abreu, disse que o artesanato amazonense é destaque em feiras e exposições em qualquer parte do mundo. “Nossos artigos possuem temática indígena, que é muito valorizada em outros Estados e países”, explicou.

O secretário lembra que os artesãos amazonenses ficaram mais de três anos sem participar de eventos fora do Estado, o que dificultou as vendas para grandes compradores de artesanato. “Desde o final do ano passado, a Setrab voltou a apoiar os artesãos, que retornaram aos grandes eventos e exposições espalhados pelo Brasil”, acrescentou o secretário.

A artesã Jane Ferreira trabalha com produção de alimentos artesanais. Ela foi uma das escolhidas mediante processo seletivo da Setrab para participar do evento em Brasília. A artesã levou produtos como jujubas de cupuaçu, biscoitos de castanha e outros doces à base de frutas amazônicas.
 
“As vendas estão ótimas. Os consumidores se encantam com os sabores exóticos da nossa região”, comemora a Jane Ferreira. “Ninguém aqui em Brasília havia provado uma jujuba de cupuaçu. É um verdadeiro sucesso”, destaca a artesã.
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *