Domingo, 15 de julho de 2018

Feira do Paço movimenta o centro histórico neste fim de semana. Veja a programação completa

Feira do Paço neste fim de semana

Feira do Paço agora terá dois dias de programação. Foto: Divulgação

Nos próximos dias 7 e 8 de abril acontece a primeira edição da Feira do Paço 2018. Será o início da terceira temporada da maior feira de rua gratuita de Manaus. Uma das novidades desse ano é que agora o evento passa a ter dois dias de funcionamento – aos sábados e domingos – das 16h às 22h.

Para a realização da Feira do Paço, promovida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Amazônia, são ocupadas as ruas Gabriel Salgado, Bernardo Ramos e parte da Avenida Sete de Setembro, centro. Na área onde estão reunidos monumentos históricos da cidade, como as ruínas do antigo Hotel Cassina, construído em 1899.

Para estimular a circulação das pessoas entre os mais de 10 segmentos da Economia Criativa presentes na feira, a produção do evento organiza os setores de forma que o público possa visitar e conhecer patrimônios históricos como o Paço Municipal, que sediou o Governo Provincial e Republicano.

“A Feira do Paço é um projeto que nasceu há 3 anos com a proposta de reaproximar a sociedade do centro antigo, onde está concentrada a história da cidade. Desde a primeira edição em agosto de 2016, por meio da economia criativa milhares de pessoas têm se apropriado dessa área para passear, conhecer, apreciar as novidades produzidas no Estado e gerar vida para essa parte do centro, contribuindo, inclusive, para a melhoria de renda dos moradores do entorno”, explica o gestor de Cultura e Economia Criativa do I.A. e produtor cultural Beto Contartesi.

Em duas temporadas, a Feira do Paço já contribuiu com o trabalho de mais de duzentos microempreendedores, empresários e artesãos que puderam expor produtos e serviços na maior vitrine de rua da cidade. Desses, 60 iniciativas participam semanalmente do Programa de Desenvolvimento Manaus Economia Criativa (Pdmec), que identifica, organiza e fomenta esta nova economia que vem ganhando força e representatividade global, responsável por mais de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro, segundo dados do Ministério da Cultura.

O evento é um dos ramos de atuação para promover a revitalização do Marco Zero de Manaus, proposto pelo Instituto Amazônia. “Dos 16 anos de existência, mais de seis anos têm sido dedicados à comunidade São Vicente, onde atuamos com projetos sociais, cursos, oficinas e acompanhamento socioeconômico junto às famílias de baixa renda. Como essa área foi vista por muito tempo com maus olhos, a feira é um mecanismo que traz movimento e gera pertencimento e mais cuidado para com o local onde se vive”, destaca o presidente do Instituto Amazônia, Paulo Henrique de Castro.

 

A Feira

Com mais de 150 participantes envolvidos, a feira dispõe de área de produção criativa, área de alimentação, setor de moda, setor geek, área infantil, artes urbanas e outros espaços gratuitos para visitação. O evento conta, ainda, com uma programação multicultural diversificada, com mostra de trabalhos artísticos das áreas da música, dança e teatro. O destaque dessa primeira edição é o espetáculo “O Dia da Caça”, que será apresentado pela companhia paulista Las Cabaças.

 

Universo Geek

Fruto da Feira do Paço, a Keep – Geek & Tecnologia organiza e oferece atividades durante todo o evento. Nesta edição a programação será voltada para o novo filme da Marvel ‘Os Vingadores – Guerra Infinita’. Haverá exposição de trabalhos de quatro iniciativas de design criativo, além de oficinas gratuitas.

 

Confira a programação

Programação Área Geek

SÁBADO – 07/ABR
INÍCIO INICIATIVA ATIVIDADE FIM
16h00 House 137, MAG, Quest Estúdio e GRACOM Exposição Marvel: Os Vingadores – Guerra Infinita 21h00
16h30 MAG Atividade: É hora do Sketch 17h30
17h00 House 137 Oficina: Aprenda a desenhar o Homem de Ferro 18h00
17h00 MAG Atividade: Sessão Fotográfica Os Vingadores 20h00
17h30 MAG Palestra: O que é o MAG 18h30
17h30 House 137 Atividade: Live Ink – Desenho ao vivo 18h30
18h00 Questo Estúdio Oficina: Desenho Anatômico 19h30
18h00 MAG Atividade: Senta que lá vem história 19h00
19h00 House 137 Oficina: Aprenda a desenhar o Groot 20h00
19h00 House 137 Palestra: Processo Criativo Midnight Witch 20h00

DOMINGO – 08/ABR
INÍCIO INICIATIVA ATIVIDADE FIM
16h00 House 137, MAG, Quest Estúdio e GRACOM Exposição Marvel: Os Vingadores – Guerra Infinita 21h00
16h00 MAG Atividade: Sessão Fotográfica Os Vingadores 20H00
17h00 House 137 Oficina: Aprenda a desenhar o Rocket Racoon 18h00
17h00 House 137 Atividade: Live Ink – Desenho ao vivo 18h00
18h00 Questo Estúdio Oficinas: Caligrafia com Bambu 19h30
18h00 Coletivo Debate: Guerra Infinita 19h00
19h00 House 137 Oficina: Aprenda a desenhar o Thanos 20h00
19h30 Questo Estúdio Oficina: Lápis de Cor 21h00

Veja também

Homem é morto após tentar furar PM com tesoura Foto: Reprodução Um homem, de 24 anos, morreu ao ser atingido por um tiro no peito neste domingo (15),  na rua Paulo Sarmento, bairro Amazonino Mendes, zona Leste. Segundo a polícia, ele teria reagido a uma abordagem e atacou um policial com uma tesoura. O policial re...
Prefeitura prepara ofensiva para interromper circulação do vírus do sarampo em Manaus Prefeito Arthur Virgílio comanda nova etapa de ações para conter avanço do sarampo na cidade. Foto: Mário Oliveira/ Semcom O prefeito Arthur Virgílio Neto comanda nesta segunda-feira (16), às 15h, o início de uma nova etapa de ações para conter o avanço do sarampo na cid...
Homem é morto durante troca de tiros com a polícia. Ele havia tentado assaltar três pessoas na Cidad... Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38. Foto: Divulgação Um homem, ainda não identificado, morreu na noite de sexta-feira (13) após uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Ele tentou assaltar três pessoas ante...
Vem aí: 11ª Mostra de Música Canção da Mata com entrada gratuita. Confira a programação Banda Luneta Mágica. Foto: Divulgação A cidade de Manaus vai receber a 11ª edição da Mostra de Música Canção da Mata, do Sesc Amazonas, nos próximos dias 16 e 17 de julho, a partir das 20h, no palco do Teatro Amazonas, situado na Rua Eduardo Ribeiro, Centro da cidade. O ...
Compras de vestuário a partir de R$ 5? ‘Varal Sustentável’ leva bazar para shopping na z... O Varal Sustentável é apresentado ao público no formato que dá nome ao projeto, ou seja, as peças de calças, bermudas, camisas, sapatos e outros objetos são expostos em um varal à espera dos consumidores.  Foto: Divulgação O fim de semana pode ser uma oportunidade para com...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook