Estudantes da rede pública têm isenção automática na inscrição do Enem

Estudantes matriculados na última série do ensino médio da rede pública terão isenção automática no valor da inscrição do Enem. Foto: Arquivo

Estudantes regularmente matriculados na última série do Ensino Médio em escolas da rede pública têm isenção automática no valor da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, o acréscimo de trinta minutos na prova de ciências exatas é uma das grandes novidades na edição do exame deste ano, cujas provas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro.

Edital

As informações constam no edital, divulgado nesta semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o professor Manuel Arruda, que é técnico da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), neste ano, o tempo extra será concedido para a realização das provas no segundo domingo (11 de novembro).

“Esse ano vem com uma novidade: foi acrescentado mais 30 minutos na prova das áreas de ciências exatas, então a prova foi para 5 horas”, explicou.

O professor Arruda também relembrou que os alunos da rede pública estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do exame.

Automática

“A isenção do pagamento da taxa de inscrição é automática para os alunos da rede pública. Os nossos alunos não pagam taxa de inscrição. Quem paga são alunos de outras redes. Aí é que está o incentivo para os nossos alunos, porque é uma oportunidade de eles entrarem na universidade. O Enem é uma grande oportunidade para a classe estudantil, onde eles podem disputar vagas em várias universidades”, afirmou Arruda.

Inscrições

Conforme edital, o período de inscrição para o Enem neste ano inicia no dia 7 de maio até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de maio.

Segundo Arruda, como em todas as edições, os alunos que não tiverem acesso à internet poderão fazer sua inscrição na própria escola em que está matriculado.

“É uma prática da Secretaria de Educação e do Departamento de Políticas e Programas e a Gerência de Ensino Médio junto com os diretores estar incentivando a participação no Enem e os próprios gestores disponibilizam, para aqueles que não têm acesso à internet, fazerem suas inscrições”, afirmou o professor.

Preparação

Além disso, a Seduc também disponibiliza aos alunos uma preparação aos alunos que farão as provas do Enem e também do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A preparação acontece por meio de aulões de reforço durante todo o ano letivo.

Calendário Enem 2018

Inscrições – 7 a 18 de maio

Solicitação de atendimento pelo nome social – 28 de maio a 3 de junho

Confirmação do local de prova – outubro

Aplicação das provas – 4 e 11 de novembro

Divulgação dos resultados – janeiro de 2019

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *