Dia da Árvore é comemorado com plantio em Corredor Ecológico no Igarapé do Mindu  

Dia da Árvore foi comemorado com plantio de mudas. Foto: Semmas/Divulgação

Com uma ação de plantio de mudas frutíferas e florestais, num trecho do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, a Prefeitura de Manaus comemorou nesta quarta-feira, 21/03, o Dia da Árvore na Amazônia. A atividade integrou a programação da Semana da Árvore e da Água e contou com a participação de estudantes, profissionais da área técnica e representantes de instituições parceiras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além de Limpeza Urbana (Semulsp).

A Semmas é a responsável pelas ações do plantio de mudas em áreas públicas da cidade, dentro do projeto Arboriza Manaus. No total, foram plantadas 100 mudas, que permitiram o enriquecimento da vegetação existente no local, onde já haviam sido plantadas, em dezembro passado, outras 300 mudas de árvores.

O objetivo da ação, de acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em exercício, Aldenira Queiroz, foi marcar de forma simbólica a data e possibilitar um reforço na vegetação ciliar do Igarapé do Mindu. “O que estamos fazendo hoje é a continuação de um trabalho de enriquecimento vegetal das margens do Igarapé do Mindu, feito desde o ano passado, pela Prefeitura de Manaus, por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, atendendo à recomendação do Ministério Público Federal (MPF), visando a recuperação da cobertura vegetal da área de preservação permanente (APP) do igarapé, no trecho do corredor ecológico”, explicou Aldenira Queiroz.

Desde junho do ano passado, a Prefeitura de Manaus vem trabalhando na requalificação ambiental das margens do Igarapé do Mindu, no Novo Aleixo, zona Norte. “Já plantamos duas mil mudas no trecho após a ponte e 400 mudas somando com o plantio de hoje, neste trecho do corredor ecológico”, informou a secretária em exercício, lembrando que a preocupação em preservar áreas que estão próximas do curso d’água é uma forma de aliar ações de recuperação de mata ciliar e proteção aos igarapés de Manaus.  “Temos aqui estudantes universitários, alunos de escolas da rede pública municipal, colaboradores de empresas que já trabalham com arborização e todas essas pessoas se preocuparão com a manutenção do que foi plantado nessa área, sendo um multiplicador de informação”, afirmou.

 

Mudas

A ação contou com a distribuição de 500 mudas de espécies frutíferas e ornamentais e uma exposição sobre os benefícios da arborização. William Santos, 12, integrante do grupo Desbravadores Shaki Nai, participou do plantio e gostou da experiência. “Estou achando muito legal porque gosto de árvores e sei que com elas os lugares ficam com mais sombra e conforto. Nosso grupo trabalha plantando e cultivando e estamos sempre presentes nos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus”, afirmou.

A Semana da Árvore e da Água prossegue nesta quinta-feira, 22/03, Dia Mundial da Água, com atividades alusivas à data no Parque Municipal Nascentes do Mindu, gerido pela Semmas. O parque fica situado na Cidade de Deus, zona Leste, e abriga as três nascentes do Igarapé do Mindu. Estudantes e moradores das comunidades do entorno participarão de diversas atividades, que culminarão com um abraço simbólico às nascentes. Antes, eles percorrerão as ruas do bairro em caminhada em favor da preservação dos igarapés urbanos de Manaus. A atividade acontece em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *