
Morre o fotógrafo Raimundo Valentim, depois de passar pelos grandes jornais do Brasil e imprimir qualidade na fotografia de toda uma geração amazonense
O treinador tetracampeão Mario Jorge Lobo Zagalo estava em polêmica pública com Romário, que não queria convocar para a Seleção. A imprensa fazia pressão.
Zagalo concedeu entrevista tensa e soltou uma de suas pérolas mais conhecidas: “Lobo come Lobby”. Terminou a parte oficial, todos se preparavam para sair quando ele tascou: “Olha o que Lobo faz com lobby”. E simulou uma relação sexual com os braços. O único fotógrafo que se mantinha impassível, acompanhando cada gesto dele, com a teleobjetiva, era Raimundo Valentim. A foto percorreu o mundo.
Raimundo Valentim faleceu nesta segunda (12/03), às 5h, na UTI do Prontocord, onde estava internado desde a véspera. Ele imprimiu seu jeitão simples e direto de entender e ensinar fotografia por mais de 20 anos em Manaus.
Fotógrafo e fotojornalista premiado internacionalmente, olhar acurado, Valentim tratava um câncer no pâncreas e sofreu falência múltipla de órgãos.
Valentim foi casado com Adna Mestrinho, filha do ex-governador Gilberto Mestrinho. Os dois foram pais do jornalista Rafael Valentim e de Ana Carolina. Há 19 anos, ele estava casado com a jornalista Tereza Teófilo, com quem teve Valentina.
O fotógrafo nasceu na Paraíba e estudou jornalismo na Faculdade de Comunicação Helio Alonso (Facha), do Rio de Janeiro.
Iniciou sua trajetória na fotografia em 1979, em terras cariocas. Durante a carreira, teve seu trabalho sempre voltado para o fotojornalismo. Trabalhou em grandes jornais da imprensa nacional, como O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil, Estadão e O Globo.
Valentim é detentor de três prêmios de fotografia e participou de várias exposições individuais e coletivas no Amazonas e Rio de Janeiro. Realizou coberturas internacionais e campanhas políticas.
No Amazonas, foi responsável pelas editorias de Fotografia nos jornais A Crítica, O Estado do Amazonas, Em Tempo e Diário do Amazonas. Também foi colaborador da Agência EFE e nos últimos anos era editor de fotografia da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
Devido à logística, o velório do Raimundo Valentim foi transferido para a unidade da Compensa, na Rua Cel Cirilo (rua da ponte), próximo ao Big Amigão. Será a partir das 14h e a saída do enterro às 16h, para o cemitério Recanto da Paz, em Iranduba, no KM 14 da rodovia Manoel Urbano. O enterro será por volta das 16h30.

O lugar onde ele estava mais à vontade, no campo, ao lado dos colegas

A lente sempre atenta: foi um dos primeiros a registrar a chegada de Denize Almeida para depoimento. Ela havia sofrido atentado e acusava Marcelaine Schumann de autoria, num dos mais rumorosos casos do Amazonas

Registrou os grandes do esporte no Amazonas e foi responsável por grande parte da circulação de fotos do auge do São Raimundo, como quando o atacante Raí teve a camisa rasgada num confronto

Com o cão rottweiler Tiberius, que defendia a casa furiosamente e nos braços dele se tornava uma criança

O olhar estava sempre atento e fazia registros como esse, num dia de sol típico do Amazonas

Com Tereza Teófilo, na primeira viagem dos dois juntos, a companheira dos últimos 19 anos, mãe de Valentina e guerreira incansável na doença dele