Susam define ações para reforçar os serviços de saúde em Itacoatiara e inauguração da UPA do município

O assunto foi tratado na última sexta-feira (16), na visita de inspeção feita pela equipe técnica da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) anunciou a entrega, ainda para este semestre, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itacoatiara, município a 269 quilômetros de Manaus. O funcionamento da unidade, que começou a ser construída há sete anos e estava com as obras paradas, faz parte de um pacote de ações com o qual o novo Governo do Amazonas pretende reforçar os serviços públicos de saúde no município.

O assunto foi tratado na última sexta-feira (16), na visita de inspeção feita pela equipe técnica da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior (SEA Interior), da Susam, que está percorrendo as unidades hospitalares do interior do Amazonas.

Na cidade, a equipe esteve no Hospital Regional Jorge Melo, que possui Gestão Plena Municipal, administrado pela Prefeitura de Itacoatiara. Além disso, a secretária executiva do interior, Edylene Pereira, vistoriou o prédio da UPA Itacoatiara.

Segundo ela, um passo importante para ajudar no processo de recuperação da saúde do município está sendo dado com a conclusão das obras da UPA. Fruto de parceria entre Governo do Amazonas e Ministério da Saúde (MS), a estrutura física já foi finalizada e a SUSAM aguarda a entrega dos equipamentos. Quando assumiu, a atual gestão liberou os recursos para que a construção fosse retomada.

A previsão é de que a unidade seja inaugurada ainda neste primeiro semestre de 2018, segundo o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato. “A UPA vai absorver parte da demanda do hospital, que hoje é a única unidade de urgência e emergência na cidade. Isso sobrecarrega, aumenta a fila, a espera e causa alguns transtornos aos que precisam de atendimento. Por isso, acreditamos no impacto positivo da UPA para a cidade”, ressaltou o secretário.

Quando iniciarem os atendimentos, a UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. As UPAs atuam na área de urgência e emergência, atendendo casos como alteração de pressão arterial, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, com ofertas de exames de raios-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais, atendimento de pediatria e leitos de observação.

Além dos profissionais da SEA-Interior, participam das visitas técnicas aos municípios equipes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da Susam.

Atenção básica

Outro ponto a ser trabalhado em Itacoatiara é a melhoria do atendimento no Hospital Regional. Hoje, a unidade atende, em média, 350 pessoas ao dia. E, de acordo com levantamento da direção do hospital, mais de 70% dos que procuram atendimento na rede de urgência e emergência, poderiam ter seus casos resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a secretária executiva do interior, Edylene Pereira, redistribuir o atendimento, conscientizar e planejar as ações de atenção básica para que elas alcancem a população é o primeiro passo para modificar essa situação. “É comum no sistema de saúde do Brasil que as pessoas procurem atendimento na unidade errada. Encontramos um hospital que funciona, que tem capacidade de melhorar, mas que atende acima da sua capacidade por uma falha que pode ser evitada”, ressaltou.

Técnicos da Susam, gestores do hospital e a gestão municipal, discutirão um projeto para a redistribuição do fluxo. A ideia é que os casos que são de atendimento básico sejam identificados no hospital e redirecionados às UBSs. A proposta foi apresentada durante a visita.

Recuperação no interior – As visitas técnicas da Susam já alcançaram 19 municípios do interior. Segundo o secretário Francisco Deodato, a Susam está trabalhando em um plano de recuperação do sistema público de saúde, direcionado a cada município. A meta é alcançar os 61 municípios, até março. “O trabalho segue a determinação do governador Amazonino Mendes de dar ao interior a mesma atenção que estamos tendo na capital. Estamos trabalhando nesse sentido, para colocar em funcionamento o sistema, de forma a oferecer à população do interior um melhor atendimento”, destacou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *