Mais de 90 motoristas são autuados por embriaguez e cresce 166% número de mortes no trânsito

Ano passado, três pessoas morreram em acidentes de trânsito, número que subiu para 8 este ano no período do carnaval. Foto: Divulgação

Entre a noite de sexta-feira (9) e a madrugada desta Quarta-Feira de (14), 92 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica nas ruas de Manaus.

Em 2017, três mortes foram registradas em acidentes de trânsito, este ano, 8 pessoas perderam a vida durante o período de Carnaval, o que representa um aumento de 166% no número de vítimas fatais.

O balanço foi divulgado pelo diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, que está com mais de 120 agentes mobilizados paras as operações de fiscalização da Lei Seca durante as folias de Momo. Nas operações, o órgão conta com apoio das polícias Civil e Militar.

Serviço

Já os mais conscientes decidiram não dirigir depois de ingerir bebida alcoólica e acionaram o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que levou em segurança para casa 129 motoristas que pediram ajuda por meio do serviço de Disk-Pileque, que é operacionalizado pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.

Multas

No total o Detran-AM lavrou 553 autos de infração durante o período de Carnaval. Foram aprendidos 170 veículos, sendo 95 carros e 75 motocicletas. A maioria das infrações foi relacionada à falta de documentação de motoristas e veículos, além dos casos de embriaguez.

Durante o período de carnaval, 80 pessoas ficaram lesionadas após se envolverem em acidentes de trânsito, o número é 70% menor do que registrado entre os dias 23/2 a 1/03 de 2017 (período do carnaval no ano passado), quando 264 pessoas sofreram sequelas no trânsito.

Disk-Pileque

O serviço de carona gratuita montado pelo Detran-AM em parceria com o Sindicato e Associação de Motoristas de Ambulâncias do Amazonas e Corpo de Bombeiros recebeu 361 ligações.

No total, 129 motoristas alcoolizados foram levados em casa pelas equipes do Disk-Pileque. O serviço recebeu também 150 ligações com pedidos de informações.

Saldo positivo

“Tivemos um saldo muito positivo este ano, as pessoas estavam realmente ligando, querendo saber como funcionava o serviço, que queriam indicar para os amigos, para familiares”, afirmou Manuel Araújo, coordenador do Disk-Pileque.

O serviço de carona do Detran-AM ficou disponível até esta quarta-feira de cinzas (15). Foram mais de 40 socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que voluntariamente se revezam em plantões de 12 horas para atender aos chamados de motoristas que beberam e não tem como voltar para casa dirigindo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *