Bloco do Caldeira leva milhares de foliões ao Centro histórico de Manaus

Quem abriu a festa foi Serginho Queiroz, figura carimbada no Caldeira. Foto: Reprodução Facebook

Um dos Patrimônios Culturais do Estado do Amazonas, o Bar Caldeira também colocou o Bloco na rua. Nesta segunda-feira (12), desde às 16h, o bloco levou milhares de pessoas a curtirem o som de samba e do brega, que são característicos do lugar, localizado no Centro histórico de Manaus.

O Caldeira é conhecido por ser reduto e encontro de gente que gosta de samba, inclusive já recebeu personalidades como o poeta Vinícius de Moraes, o músico Jair Rodrigues e o sambista Jamelão.

A banda The Stone Ramos foi uma das atrações do Bloco do Caldeira. Foto: Divulgação Manauscult

Nesta segunda de carnaval quem abriu a festa foi o  cantor Serginho Queiroz, figura carimbada em grandes eventos na capital. Também passaram pelo bloco as bandas Pororoca Atômica, Demônios da Tazmania e Stone Ramos.

História

Fundado em 1963 por uma família de imigrantes portugueses, o espaço se chamava Mercearia Nossa Senhora dos Milagres, em 14 de janeiro de 1970, a explosão de uma das caldeiras da Santa Casa de Misericórdia matou três pessoas e feriu outras quinze.

Desde então, as pessoas começaram a se referir ao estabelecimento como o bar onde explodiu a Caldeira e o apelido acabou se tornando o nome oficial do bar. Na data do acidente passou a ser comemorado o aniversário do Bar Caldeira.

Tradicional reduto da legítima cultura e boa música brasileira, por onde já passaram personalidades como o poeta Vinícius de Moraes, o músico Jair Rodrigues e o sambista Jamelão, dentre outros, foi declarado no dia 23 de Julho de 2015, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *