Segunda-feira, 18 de junho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

SPF esclarece critérios para a regularização de imóveis

O governador Amazonino Mendes já entregou cerca de quatro mil títulos definitivos de imóveis em dois meses. Foto: Clóvis Miranda/Secom.

Em dois meses, o governador Amazonino Mendes fez a entrega de aproximadamente quatro mil títulos definitivos de imóveis. A regularização fundiária prioriza as famílias de baixa renda, que se enquadram nos critérios da lei.

“Há critérios estabelecidos por lei para a gratuidade na regularização fundiária, como ter renda familiar de até cinco salários mínimos e terreno de, no máximo, 250 metros quadrados. Caso não se enquadre nesses requisitos legais, a regularização poderá ser feita, mas de forma onerosa”, explica a secretária de Política Fundiária, Paula Andréa Kanzler Soares.

A secretária também destaca que nem todas as terras são passíveis de regularização pelo Estado. “Só podemos fazer a regularização das terras que estejam arrecadadas e matriculadas em nome do Estado, situadas nos meios urbano e rural. Terras de particulares não podem ser regularizadas pelo Estado”, explica.

Requisitos

Para a regularização fundiária gratuita, a pessoa física deve comprovar os seguintes requisitos, conforme dispõe a Lei nº 3804, de 29/08/2012, que trata da regularização fundiária das terras situadas no Amazonas.

Nas áreas urbanas: não ser proprietária de imóvel rural ou urbano, condição atestada mediante declaração pessoal sujeita à responsabilização nas esferas penal, administrativa e civil; comprovar a ocupação mansa e pacífica, por si ou por seus antecessores, pelo prazo ininterrupto de, no mínimo, cinco anos, para fins de moradia própria; não ter sido beneficiada por projetos de regularização fundiária de área urbana ou rural; não ter sido beneficiada por projetos de Programas de Governo; ocupação de área de até 250 metros quadrados, destinada exclusivamente para uso com fins residenciais; na ocupação de área acima de 250 metros quadrados até 1.000 metros quadrados, desde que o ocupante possua renda familiar de até cinco salários mínimos.

 

Nas áreas rurais: não ser proprietária de imóvel rural ou urbano em qualquer parte do território nacional, condição atestada mediante declaração pessoal sujeita à responsabilização nas esferas penal administrativa e civil; praticar cultura efetiva; comprovar o exercício de ocupação e exploração direta, mansa e pacífica, por si ou por seus antecessores, pelo prazo ininterrupto de, no mínimo, cinco anos; não ter sido beneficiada por programa de reforma agrária ou projetos de regularização fundiária de área rural ou urbana; não ter sido beneficiada por projetos de Programas de Governo; ter área contínua de, no máximo, 100 hectares; renda familiar de até cinco salários mínimos.

 

Regularização com custo

A regularização fundiária de uma propriedade será onerosa quando a pessoa não se enquadrar nos critérios estabelecidos para a gratuidade. Nesses casos, o interessado deve procurar a Secretaria de Política Fundiária (SPF) para que seja feito o cálculo do valor do imóvel, obedecendo ou a Pauta de Valores do Estado do Amazonas ou o valor de mercado do imóvel, dependendo do caso. Esse valor pago à vista tem desconto de 20% ou poderá ser parcelado.

Veja também

Empregador é condenado a indenizar motoboy que sofreu acidente de trânsito durante o serviço Foto: Reprodução Um motoboy que sofreu acidente de moto durante o serviço vai receber R$ 10 mil de indenização por danos morais e materiais, conforme decisão unânime da Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - AM/RR (TRT11). Em provimento parcial ao ...
Árbitro de vídeo falha e Brasil empata na estreia contra uma Suíça renovada Árbitro de vídeo falha e Brasil empata na estreia contra uma Suíça renovada. Neymar, muito marcado, não correspondeu O zagueiro Miranda foi nitidamente empurrado. A transmissão do jogo, feita por emissora contratada pela Fifa, mostrou claramente. O árbitro da partida Bra...
Conheça a morena bela dos Amigos do Garantido, concurso que já foi vencido pela Miss Brasil. Veja ví... Conheça a morena bela dos Amigos do Garantido, que agora é dona do posto que um dia já foi da atual Miss Brasil. Fotos: Luciano Bittencourt Thayandra Miranda, 22, é a Morena Bela de 2018. Ela foi escolhida no sábado (16/06), durante a feijoada do Movimento Amigos do Gara...
EXCLUSIVO Três homens assaltam stand de tiro e levam armas e munições para começar uma guerra EXCLUSIVO Três homens assaltam stand de tiro e levam armas e munições do local que forma campeões, como Márcio Gabriel, o Biel, 20, vencedor de competições desde os 10 anos Três homens assaltaram o stand da Associação e Clube de Tiro da Amazônia Ocidental (ACTAO) na noit...
Rua Santa Isabel no Vila da Prata transmite jogos do Brasil em telão LED   Foto: Divulgação Já imaginou assistir aos jogos da Seleção brasileira em um telão LED e com som digital durante a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018? A Rua Santa Isabel, do bairro Vila da Prata, na Zona Oeste de Manaus, se vestiu de verde e amarelo para receber os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook