Omar quer formar chapão, com Arthur e Braga. Amazonino ficaria isolado caso decida disputar

Omar quer formar chapão

Omar quer formar chapão para fortalecer o nome e ter condições até de desafiar Amazonino na disputa do Governo do Estado

O senador Omar Aziz (PSD) tenta formar um chapão, em torno do nome dele, para disputar o Governo do Estado. Ex-governador, ele teria feito acordo com o governador Amazonino Mendes para voltar ao cargo este ano. Tirou o atual ocupante do cargo da aposentadoria e agora cobra a fatura, exigindo apoio para a volta.

Omar já tem, em torno dele, os deputados federais Pauderney Avelino (DEM) e Silas Câmara (PRB). Viabiliza também vices-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças, como candidatos a deputado estadual, por todo o interior. O grande desafio da chapa é unir, outra vez, o prefeito Arthur Virgílio e o senador Eduardo Braga.

Braga tirou Arthur do Senado, apoiando Vanessa Grazziotin, em 2010. Depois apoiou Arthur, em 2016, mas foi rejeitado por ele em 2017. Agora quer disputar a reeleição, buscando a permanência no Senado, e gravita entre Amazonino e o próprio Omar.

Braga, Arthur e Omar demonstraram, nas carreiras políticas, que não têm qualquer problema em fazer aliança com inimigos. Recentes ou não.

 

Amazonino

O governador, que não fala a respeito de candidatura, continua oscilando entre disputar e não disputar. Acaba de demitir todos os funcionários ligados a Pauderney, na Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Fez uma série de dispensas de licitação, na Secretaria Estadual de Saúde (Susam), apesar das investigações em curso. Alega que precisa agir e não teria tempo, no curto mandato atual, para licitar os contratos necessários.

Há descontentes atuando dentro do próprio governo. Amazonino vai passar por teste em que dependerá de habilidade política – e saúde – para se manter politicamente viável.

A única carta na manga que parece estar cultivando é o nome do vice-governador e secretário estadual de Segurança, Bosco Saraiva. Bosco seria alternativa de Amazonino até para disputar o Governo, mas estaria disponível para continuar na briga como vice-governador. Por aí é a possibilidade de acordo na chapa formada por Omar.

 

Omar quer formar chapão para encurralar Amazonino

Omar está agindo para encurralar o ex-aliado. Desde 1986, os governadores têm ditado as regras da sucessão. Todos, sem exceção, venceram as disputas eleitorais, diretamente ou indicando nomes, quando no exercício do cargo. O atual governo Amazonino, porém, é atípico, provisório, enfrentando um abacaxi monumental herdado do governador cassado e preso, José Melo.

O chapão de Omar é tentativa de depender menos da máquina estadual e dispor de alternativa capaz até de enfrentá-la.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *